ATENÇÃO!!!

A partir do dia 01 de março de 2024, ao dia 29 de julho de 2024, a Catedral estará fechada para reformas.
No período, as missas e atendimentos da secretaria serão realizados na Igreja Nossa Senhora do Rosário, Praça Rui Barbosa, S/N, Centro.
MISSAS: Segunda-Feira a Sábado, às 12h | Domingo às 9h e 12h

Segunda a Sábado: 7h às 18h
Telefone: (13) 3224-1593 / 3232-4593
Endereço: Praça Patriarca José Bonifácio, s/nº
Bairro: Centro - Cidade: Santos - CEP: 11013-190 (VER MAPA)

FACEBOOK: @Catedraldiocesedesantos

HORÁRIOS DAS MISSAS:

Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-Feira: 17h
Domingo: 9h e 18h

Data da Criação: 01 de janeiro de 1545

A Catedral de Santos, na Praça José Bonifácio, é a sede da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário Aparecida, a mais antiga da cidade. Em 1907, a Matriz Velha foi fechada e interditada, pois estava em ruínas, e em seu lugar surgiu a Praça da República.

Em 24 de julho de 1909, deu-se a benção da pedra fundamental da Matriz Nova, inaugurada em 1924, provisoriamente. Em 1925 a Matriz recebeu o título de Catedral, com a instalação da Diocese de Santos pelo Papa Pio XI; e em 1967 a Comissão de Obras da Catedral deu por encerradas as obras do templo. Entretanto, só em 1969 foi terminada a cripta.

A igreja é construída em estilo gótico misto, com ogivas e torreões, segundo projeto do engenheiro Marx Hell, o mesmo que idealizou a Catedral Metropolitana de São Paulo. Na fachada, sobre o átrio de entrada, estão duas imagens em granito natural, representando São Pedro e São Paulo, e mais acima, ladeado os quatro ângulos da Torre, estão as figuras dos Profetas Isaias, jeremias, Ezequiel e Daniel, tendo ao lado os quatro Evangelistas.

O interior da igreja possui três naves para o povo e duas capelas laterais: a capela de Nossa Senhora de Fátima, com uma imagem que veio de Portugal, e a capela do Santíssimo Sacramento, que possui três afrescos de Benedito Calixto representando Noé, o sumo-sacerdote Melquisedec e uma cena de Cristo e os discípulos de Emaús. Completa o conjunto uma antiga lâmpada do Santíssimo, de prata lavrada.

O altar-mor é a peça mais recente, já pós-conciliar, em estilo simples. A torre (agulha gótica) abriga um carrilhão de sete sinos, e a cúpula não pertence ao estilo gótico (é renascentista). Feita em cobre, foi doada por Cândido Gaffrée, em 1917. Na sacristia estão as imagens de Cristo Ressuscitado e Nossa Senhora das Dores, que costumava sair nas antigas procissões da madrugada.

Na cripta, encontram-se os túmulos dos bispos e sacerdotes de Santos, e o ossuário, com dois mil lóculos, onde há um altar para celebração da missa e para orações. Sobre esta igreja, o diário Oficial de Santos publicou, na seção Memória Santista, em 12 de setembro de 2003.

A Catedral Nossa Senhora do Rosário Aparecida, também é chamada de Igreja Matriz por abrigar a sede da Diocese de Santos, está localizada na Praça José Bonifácio e começou a ser construída em 1915. Edificada em pedra e tijolo, constituí um exemplar significativo da arquitetura gótica. Embora, não estivesse pronta, a Matriz foi inaugurada a 4 de outubro de 1924, recebendo o título de Igreja Catedral em 12 de abril do ano seguinte, dez dias depois da inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento.

Registram-se inúmeras campanhas de donativos durante as décadas em que aconteceram as obras de construção do templo, que foi concluído oficialmente a 2 de março de 1967. No mesmo dia em que os sete sinos fora colocados e benzidos, as imagens de São Pedro e São Paulo que estão na fachada externa também receberam a benção. Em agosto de 1967, terminaram a nau de frente à sacristia e o altar de São José e, desde então, a Catedral de Santos consolidou-se como cenário mais importante das comemorações da Igreja católica na cidade e região.

CAPELAS

Igreja Santa Josefina Bakhita

Endereço: R. República Portuguesa, 20 - Vila Mathias - Santos - SP. (VER MAPA)
MISSAS: Sábado: 18h00. Domingo: 10h30.
Atendimento: De terça-feira a sábado: 12h às 18h | Domingo: 9h às 12h

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Endererço: Praça Rui Barbosa - Centro - Santos - SP (VER MAPA)
Missas: Segunda a sábado (exceto feriados): 12h