BRASAO NOVO DA DIOCESE DE SANTOS
brasão de armas da diocese de santos

Descrição Heráldica:

Com a chegada do centenário da Diocese de Santos, achou-se por bem atualizar o brasão da Diocese a partir das normativas heráldicas.

Resumo: Escudo dourado e azul, encimado pelas insígnias que distinguem uma diocese: Cruz processional, Mitra adornada de vermelho e o Báculo pastoral. O interior do escudo contém uma caravela com duas cruzes vermelhas nas velas de cor branca, ondas de mar, uma flor de Lis em cobre próximo do centro, uma estrela dourada de cinco pontas e dois peixes em dourado. Abaixo um listel dourado com inscrições em cinza grafite.

Simbolismo:

Insígnias: A Cruz processional, a mitra e o báculo evidenciam a missão da Diocese que, orientada pelo seu Bispo, deve sempre indicar o caminho da salvação. O vermelho na mitra faz alusão ao Espírito Santo, protagonista da evangelização e artífice da unidade.

Escudo – No campo azul claro estão evidenciados o céu e o mar. Próximo ao centro estão as ondas do mar pelas quais chegaram as primeiras caravelas portuguesas, mas também faz referência ao importante porto de Santos, fator essencial para a criação da Diocese de Santos. No campo Azul marinho tem-se uma clara referência a Nossa Senhora do Rosário, padroeira diocesana.

Caravela – Indica o início dos trabalhos de evangelização com as primeiras expedições portuguesas ao nosso litoral. Lembra ainda a Pastoral Marítima em suas mais diversas dimensões.

Cruzes da Caravela - A Cruz é sinal dos Cristãos. Recorda os primeiros missionários jesuítas e franciscanos que anunciaram o Cristo Crucificado-Ressuscitado. Recorda ainda a missão dos batizados em viver o seguimento de Jesus.

Flor de Lis – Alusão a São José, patrono da Igreja e do Seminário Diocesano.

Estrela com raios – Lembra a Virgem Maria, a Estrela da Evangelização, a Estrela do Mar, indicativo de porto firme aos que navegam.

Peixes – Alusão à realidade pesqueira da nossa região e à missão da Igreja. Faz referência igualmente a Jesus Cristo, sendo o peixe o mais antigo símbolo que remete a Ele “Ichthys” significando (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador)”.

Listel – Indica a data de criação da “Diocese de Santos”, “04 de julho de 1924”.

Concepção e descrição heráldica – José Pedro Miranda, em 17 de maio de 1974. Execução – Dulvinea Bueno. Atualização e adequação – Diácono Flávio Pestana. Revisão Sacra – Fernando Gregório