O QUE É A PASTORAL DA SOBRIEDADE?
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja Católica na prevenção e recuperação da dependência química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
A Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.
A Pastoral da Sobriedade nasceu em 1998, na 36ª Assembléia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência química ou não, vícios, manias, compulsões ou pecados.

5 LINHAS DE AÇÕES DA PASTORAL DA SOBRIEDADE:
Na PREVENÇÃO ao uso de drogas.
Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
Na RECUPERAÇÃO do dependente químico.
Na REINSERÇAO FAMILIAR e SOCIAL do dependente em sobriedade.
Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.

OBJETIVO GERAL:
Prevenir e recuperar a dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade.

METODOLOGIA:
A Pastoral da Sobriedade é um grupo de autoajuda que segue a metodologia dos 12 passos. Semanalmente são vivenciados periódica e ciclicamente um passo baseado em uma citação Bíblica, que seguem o Calendário Nacional da CNBB-Coordenação Nacional, traduzindo um Programa de Mudança de Vida. Em todo o Brasil, durante a semana, simultaneamente, o mesmo Passo é trabalhado em cada paróquia. E através da perseverança nas reuniões que o Programa de Vida Nova é proposto, compreendido e, pela graça de Deus, adotado como meta individual. Sua vivência leva à conversão. Por meio dele a pessoa é conduzida ao compromisso no agir cristão. A pessoa faz a redescoberta de si mesma, de sua autoestima, da importância da própria dignidade, dos autênticos valores cristãos, éticos e morais, de sua cidadania.
É a fé inserida no cotidiano da vida. Enfim, descobre a Vida Nova em Cristo cuja meta é uma caminhada perene em sobriedade à santidade.
"A vida em sobriedade continuada está diretamente ligada à espiritualidade do indivíduo", eis a argumentação que a ciência, sobretudo a medicina, anuncia. Sem abrir-se à ação de Deus tudo se torna efêmero. Deus ama, de maneira especial, a cada um de nós. E Ele tem para os seus filhos um Projeto de Amor, revelado por Jesus Cristo e garantido pelo Espírito Santo que gera a felicidade.