A Pastoral da Cidadania, surge com uma proposta de animar, planejar e coordenar ações relacionadas com a dimensão social da evangelização, de modo que o cristão seja presença qualificada da Igreja acolhedora, missionária e misericordiosa, sal da terra e luz do mundo no seio da sociedade.

Começamos nosso trabalho em 2015, e no ano seguinte já estávamos contemplados no Plano Diocesano de Evangelização (2016 – 2019) de forma a contribuir no processo de formação dos Cristãos sobre a importância Política com base na DSI, e os documentos da Igreja.

Nossos Desafios:

• Maior participação dos cristãos no mundo social, político e econômico; limita-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja, sem um empenho real pela aplicação do Evangelho na transformação da sociedade.
  • Conscientizar que o Cristão leigo, deve ser sujeito no mundo, e chamado a agir de forma consciente, responsável, autônoma e livre.
  • Estar em sintonia com o Papa Francisco no processo de uma Igreja em saída, comprometida com as causas sociais, o combate às desigualdades, a exclusão e contra todo tipo de preconceito.
  • Ser fermento, sal e luz na transformação do mundo de acordo com o Evangelho.
  • Reforçar a todos o compromisso com a casa comum e a ecologia integral, como forma de proteger o nosso planeta.

O que queremos:

Proposta da CNBB

O documento 105 da CNBB recorda: “no mundo da política, sendo missão do cristão leigo direcionada de modo especial para a participação na construção da sociedade, segundo os critérios do Reino, três elementos são fundamentais: formação, espiritualidade e acompanhamento”.

Para se chegar a realização desses princípios, a CNBB propõe algumas iniciativas

• Estimular a participação dos leigos na política
  • Impulsionar os cristãos a construírem mecanismos de participação popular que contribuam com a democratização do Estado e com o fortalecimento do controle social e da gestão participativa.
  • Preparar os cristãos leigos e leigas a participarem dos partidos políticos e serem candidatos para o executivo e legislativo, contribuindo, deste modo, para a transformação social.
  • As várias maneiras de fazer parte na política: nos Conselhos Paritários de Políticas Públicas, nos movimentos sociais, nos conselhos de escola.
  • Incentivar e animar a constituição de Cursos e/ou Escolas da Fé e Política ou Fé e Cidadania
  • Acompanhar os cristãos que estão com mandatos políticos (executivo e legislativo), no judiciário e no ministério público e os que participam de Conselhos Paritários de Políticas Públicas, a fim de que vivam também aí a missão profética, promovendo reuniões, encontros, momentos de oração e reflexão e retiros.

Atividades e Ações

• Realizamos anualmente no mês de maio a Semana da Cidadania, tem quem como objetivo a ajudar na formação dos Cristão Leigos, sempre com temas ligados a DSI, Campanha da Fraternidade, Semanas Sociais Brasileiras, etc.
  • Participação na organização do Grito dos Excluídos e todas as ações que compões essa atividade
  • Elaboração de material sobre o Voto Consciente e a participação do Cristão no processo eleitoral.
  • Formação presencial e virtual sobre temas ligados a DSI, participação do Cristão na Sociedade, etc.

Coordenador: Ricardo Fischer – (13) 98817 – 8509

Página no Facebook: Pastoral da Cidadania - Diocese de Santos