A Diocese de Santos compreende, desde 1974, a Baixada Santista e extensa área litorânea até Peruíbe, no Litoral Sul. Limita-se com a Arquidiocese de São Paulo, e as Dioceses de Registro, Campo Limpo, Santo Amaro, Santo André, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Lorena.

Municípios – Santos (sede), São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Regiões – A Diocese de Santos, composta por 44 paróquias e 225 comunidades, 3 santuários, e está presente em 9 municípios do litoral paulista, segmentada em 8 Regiões Pastorais:

Região Centro 1 (Santos) 7 Paróquias – 25 comunidades, entre estas 2 Santuários. 1 Convento

Região Centro 2 (Santos) 7 Paróquias – 10 comunidades

Região Orla (Santos) 7 Paróquias – tendo entre elas uma Basílica Menor – 12 comunidades – 1 Gruta

Região São Vicente (São Vicente) 8 Paróquias – 18 comunidades, sendo 1 reitoria

Região Cubatão (Cubatão) 3 Paróquias – 21 comunidades

Região Guarujá (Guarujá e Bertioga) 4 Paróquias – 57 comunidades

Região Litoral Centro (Praia Grande, Mongaguá) 3 Paróquias – 45 comunidades.

Região Litoral Sul (Itanhaém e Peruíbe) 4 Paróquias – 37 comunidades – 1 Convento e Santuário