Por: Maria Emília P. de Castro – CODILEI.

Estamos no 3º ANO VOCACIONAL do Brasil e mais ainda no mês dedicado às vocações.
Todos nós nascemos com uma vocação, nos dada por Deus, a qual vai se definindo no decorrer de nossa vida.

“O que você quer ser, quando crescer?” é a pergunta que sempre nos fazem, quando somos crianças. E sempre respondemos alguma coisa, inspirados nos exemplos que admiramos nos adultos. Isto já é uma manifestação de vocação, a qual, mais tarde se confirma ou muda radicalmente, devido a um processo de nosso discernimento.

Mas, o que é vocação? VOCAÇÃO é um dom, é uma graça, é um chamado de Deus que nos convoca, para exercermos um serviço no mundo em que vivemos. Deus nos chama e, no decorrer de nossas vidas, vai nos dando sinais do que Ele quer de nós. Assim, vocação é graça e missão. É um caminhar no seguimento de Jesus.

A vocação não é só de padres ou de freiras, como antes se dizia. Todos nós, seres humanos, somos vocacionados e todas as vocações são importantes e necessárias para o mundo, para a sociedade e para a Igreja.

Temos várias dimensões vocacionais: vocações sacerdotais e religiosas, a serviço da Igreja de Cristo; vocações dos leigos e leigas, as quais promovem a construção de um mundo mais justo e fraterno. Toda comunidade cristã é responsável pelo cultivo e formação das vocações.

O Batismo é a fonte de todas as vocações. Segundo o Papa Francisco, “todo batizado tem um lugar vital na Igreja”. Pelo Batismo e sua confirmação (crisma) somos discípulos missionários de Jesus Cristo e protagonistas de transformação da sociedade e da Igreja. Todo batizado deve reafirmar o seu batismo, colocando-se a serviço de Jesus, participando da vida da comunidade e assumindo a responsabilidade de membros efetivos do povo de Deus.

A vocação leiga é graça e missão. É graça, porque vem de Deus; é missão, porque Deus nos escolhe para desempenharmos vários papéis e atividades junto à Igreja e à sociedade. É no cotidiano da vida que nossa vocação nos fala ao coração e se manifesta na simplicidade de nossas ações.

A vocação leiga é específica, diferente da vocação religiosa ou sacerdotal. Ela está no meio do mundo e à frente de tarefas variadas.

A missão do leigo é evangelizar o mundo na realidade temporal; por isso suscita uma espiritualidade integrada, onde todas as dimensões do ser humano são contempladas. Cabe ao leigo, de maneira especial, iluminar e ordenar todas as coisas temporais; ser “sal da terra, luz do mundo e fermento da massa”, de modo que cresça, participando e construindo o Reino que Jesus veio implantar. E, para isso necessita assumir todos os desafios do mundo moderno.

O laicato é, portanto, de suma importância para a vida da Igreja. Não existe Igreja sem o trabalho dos leigos e leigas, membros efetivos do povo de Deus, que assumem diversos serviços na Igreja e na sociedade, para que haja justiça, fraternidade e paz.

Nós, leigos e leigas do CODILEI aqui de Santos, estamos atuando neste Ano Vocacional, procurando esclarecer os cristãos quanto à vocação, promovendo palestras, através da Jornada de Estudos Pastorais (JEP), que realizamos, mensalmente, nas paróquias das diversas regiões de nossa Diocese.

“Senhor Jesus, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão. E ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação, assumindo nossa missão de leigos e leigas, a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo. Amém!”