Momento ecumênico, apresentações musicais, lançamento do selo comemorativo do centenário, fizeram parte das atrações do evento

No dia 20 de abril, no Colégio Liceu Santista, em Santos, ocorreu a Assembleia Diocesana Extraordinária, por conta do centenário. Estiveram presentes o Clero, agentes de movimentos e pastorais, e convidados religiosos.

O dia teve início com um momento ecumênico em que o Reverendo Josué Soares Flores, Igreja Anglicana, e o Pastor Felipi Schutz Bennert, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Santos), disseram algumas palavras de incentivo para o trabalho de "lançar as redes" que a Diocese de Santos tem exercido na região.

Ambos destacaram a importância de "focar" em Cristo que nos une, e não nas pequenas diferenças entre as religiões.

Dom Venthuy Neto, Bispo de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, foi outro convidado especial para o dia. Ele já passou pela Diocese de Santos quando ainda era diácono.

O Bispo apresentou aos participantes, por meio de imagens, a sua Diocese em São Gabriel, que tem uma longa extensão territorial e acessos por meio de barcos. Por lá, eles desenvolvem o trabalho com a população indígena.

Dentro das comemorações, não poderia faltar algo referencial ao centenário. Na oportunidade, o Deputado Federal, Paulo Alexandre Barbosa, fez a entrega do selo comemorativo.

Com relação ao futuro pastoral da Diocese de Santos, o Padre Thiago Miranda, Coordenador Pastoral, falou sobre o novo Diretório e fez a apresentação das equipes de assessorias das comissões diocesanas.

"Cada pastoral diocesana era assessorada exclusivamente por um clérigo, padre ou diácono. Com o novo Diretório nós vamos reativar as comissões diocesanas de pastoral tendo uma assessoria compartilhada", afirma ele.

O dia teve ainda a apresentação musical com o coral Copas, que fez um pout-pourri de clássicos da igreja.