Por Guadalupe Mota.

Entre os dias 07 e 09 e março aconteceu a Semana Diocesana Eclesial, com palestras de Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, Padre Francisco Greco, Padre Aparecido Santana, CSS. Os encontros foram transmitidos através do YouTube, pelo canal Grito dos Excluiídos bs.

No primeiro dia, 07/03, Dom Tarcísio falou sobre o tema “Sinodalidade: a Comunidade dos Discípulos à escuta dos sinais dos tempos” no primeiro dia da Semana Eclesial Diocesana. O Bispo Diocesano apresentou o convite da Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, para a formação das pequenas “comunidades eclesiais missionarias”, à imagem de uma “casa”, “como lugar privilegiado para a escuta, o diálogo, a comunhão, a participação e a missão, e como um lugar para que as pessoas se conheçam melhor, se valorizem mais, se preocupem umas com as outras e não se sintam invisíveis, anônimas. A casa, a pequena comunidade eclesial, assentada nos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão, é, sobretudo, o lugar do acolhimento”.

Dom Tarcísio falou ainda da preparação para o Centenário da Diocese, cuja abertura acontece em julho deste ano, destacando a iluminação bíblica contida no Lema do Centenário: “Lançai as redes”, extraída do Evangelho de São Joao 21,6. “Dentre as motivações que esta passagem de São João nos traz, queremos lembrar que o mandato de Jesus para que os seus discípulos ‘lancem as redes’ é um mandato que chega até nós, hoje, aqui na nossa Diocese que se estende por toda a Baixada Santista, para que possamos atender as diferentes realidades dos estudantes, dos idosos, do mundo do trabalho, dos turistas, sem esquecer dos pobres. O mandato de Jesus é também para cada um de nós. Que este tempo de sínodo e de preparação para o nosso Centenário nos ajude a reafirmarmos nosso amor e nosso compromisso com a nossa igreja para que ela seja, realmente, a casa onde os irmãos se encontram e vivam a verdadeira fraternidade”.

Pe. Francisco Greco, coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos, apresentou o caminho sinodal que a igreja nos cinco continente vem percorrendo desde 2021, quando teve início o “caminho sinodal” iniciado pelo Papa Francisco. A Diocese participou de todas as etapas de consulta que vem sendo realizada, enviando a contribuição desta etapa de escuta para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, responsável pela síntese nacional. Neste mês de março está acontecendo, em Brasília, a Etapa Continental, que reúne os países da América Latina. O Caminho Sinodal se estende ainda durante o ano de 2023 e 2024.

Também esteve presente, Pe. Aparecido Neres Santana,CSS, coordenador diocesano da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, organizador da Semana Eclesial Diocesana.

Alunos do Instituto de Teologia S. José de Anchieta acompanharam a palestra de D. Tarcísio diretamente da sala de aula.

Nos dias que se seguiram foram abordados os temas "Plano Diocesano de Evangelização: Projeto Igreja nas Casas - Animação Bíblica da Pastoral: A Comunidade dos discípulos que escutam a palabra e saem ao encontro." e "Iniciação à vida Cristã: A Comunidade dos Discípulos no caminho do segmento de Jesus".