Por: Luciane, Pastoral da Mulher Marginalizada.

“Se não estivermos de joelhos, nossas pastorais não ficarão em pé”. Foi o que disse um dos participantes do retiro para os coordenadores diocesanos de Pastorais Sociais de nossa Diocese, durante um dos momentos de partilha, no último dia 18, solenidade antecipada de São José. Também participaram do retiro alguns integrantes das mesmas pastorais.

O retiro aconteceu no CEFAS, em Santos. Contou com a participação de 27 pessoas, que representavam o CODILEI, as Pastorais: da AIDS, Indigenista, Carcerária, da Pessoa Idosa, Ecologia, Sobriedade, Mulher Marginalizada, Saúde, Cidadania, Caminhoneiros, Criança, do Menor, Projeto Semente e Economia de Francisco e Clara, que juntas buscaram fortalecer o encontro consigo, com Deus e com os irmãos, revisitando sua vida e sua atividade pastoral para melhor continuar a servir nas suas respectivas pastorais.

Esteve presente o Padre Valdeci João dos Santos, vigário episcopal, que abriu o dia, agradecendo a oportunidade do Retiro e exortando os participantes para fazerem a experiência do silêncio, a fim de ouvirem os apelos do Senhor.

Quem conduziu o dia foi a leiga Regina Console e equipe. O dia contou com momentos de encontro com a natureza, de solidão, de partilha, de cantos e encontros e se encerrou com a Eucaristia presidida pelo Padre Rodrigo de |Lima Gomes da Silva e Diácono Genivaldo Maciel Ferreira

Rendamos graças a Deus por esse momento forte na vida de nossa Diocese, e, também à Comunidade Passio Domini que administra o CEFAS e nos deu suporte fraterno durante todo o dia.

Este grupo de retirantes encontra-se uma vez por mês, desde agosto de 2022 para refletir e vivenciar uma espiritualidade encarnada no servir. Este retiro foi a atividade inaugural do ano de 2023. Agora, renovados e também com novos participantes, continuarão a se reunir no terceiro sábado de cada mês, das 9 às 12h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santos.