Plataforma digital pode ajudar a superar dor da perda de entes queridos

16_pim_01
“O portalinmemoriam.com foi criado para que possamos homenagear aquelas pessoas que amamos e que partiram para a eternidade. É uma plataforma online gratuita, que permite que possamos documentar biografias, lembranças e ensinamentos daqueles que conviveram conosco”, explica Marcos Flávio Alves dos Santos, empresário na área de TI que desenvolveu a plataforma.
A ideia saiu do papel após o falecimento de sua esposa, Fabiola Jimena Beltrán, que foi catequista na Paróquia N. Sra. do Carmo, em Santos. Marcos conta que resolveu documentar, de forma digital, muitas das histórias que aconteceram nos seus 13 anos de matrimônio e, esse “álbum de memórias” poderia ajudar também outras pessoas que passaram e estão passando pela mesma experiência de perda. “Assim, no portalinmemoriam.com nós oferecemos todo tipo de suporte para que a pessoa possa também fazer o registro dessa história de vida que é tão significativo pra toda a família”, explica Marcos.
Diferente de outras redes sociais, a “rede de memórias”, como foi inicialmente entitulada, propõe documentar a vida do ente querido com espaço para biografia, álbum de fotos, episódios, ensinamentos e permite cadastrar pessoas inesquecíveis na vida dele para que a biografia seja escrita por várias pessoas, sempre com a permissão, claro, dos administradores.
Recurso pastoral
“Além de ser uma forma de homenagem ao ente querido que se foi, essa tecnologia pode ser também uma ferramente terapêutica usada por psicólogos, profissionais da área, ou até mesmo na Igreja com a Pastoral da Esperrança, que ajuda as famílias enlutadas a viver, celebrar e superar este momento de perda e de dor”, comenta.
Marcos Flavio desenvolveu também a plataforma eclesialweb, voltada para a publicação de sites de paróquias e outras atividades ligadas à Igreja. “Depois que implantamos a ferramenta, conseguimos atualizar nosso site com mais dinamismo”, avalia Pe Javier Arana, pároco da Nossa Senhora do Carmo.
“Trabalhei algum tempo nesta plataforna e decidi desenvolver algo específico para a Igreja. Foi uma forma que encontrei para contribuir com a missão da Igreja, já que temos de estar presente em todos os ambientes da vida. E hoje o mundo digital é um espaço muito importante para a evangelização”, explica.

Para saber mais sobre o portal portalinmemoriam.com e sobre o eclesialweb, o contato é (13) 3019-1477 ou pelo e-mail: contato@santosdigital.com