“Fraternidade e fome”, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Com esse tema e lema, somos todos convocados a entender, refletir e atuar em nossas comunidades como agentes transformadores dessa dura realidade. Somos todos responsáveis, pela fome de comida, de esperança , de dignidade.

Pela terceira vez o tema da fome é tratado na Campanha da Fraternidade pela Igreja no Brasil. A primeira foi em 1975, a segunda foi em 1985.

A campanha tem seus objetivos, dentre eles os permanentes:

Despertar - o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo os cristãos na busca do bem comum;

Educar - para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor;

Renovar - a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Na Diocese de Santos temos uma diversidade de ações para atender às diferentes necessidades  de nossas populações mais carentes. Podemos conhecê-las e juntar forças nessas experiências de solidariedade: procurar unir os esforços com grupos de outras confissões religiosas e da sociedade civil, agir coletivamente, pois as desigualdades sociais são imensas, muito maiores do que nossas ações podem dar conta, o que torna a questão  da FOME extremamente cruel e urgente.

O acesso à alimentação adequada é condição  básica  para que as pessoas tenham o mínimo necessário para o seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional. Negar este direito é negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida.

Juntos podemos dar dignidade, através de efetiva proteção e garantia de seus direitos, como: alimentação saudável,  educação social, empregabilidade... a vida humana que é somente humana, enquanto vive na reta da justiça e da fraternidade.