Data de Nascimento: 27 de setembro 1925
Data de Falecimento: 18 de novembro 2015
Nasceu em: Piracuruca PI
País: Brasil

Filho de uma família católica, Padre Joaquim Ximenes nasceu no dia 27 de setembro de 1925, em Piracuruca/PI.”Minha mãe era secretária do Apostolado da Oração e ajudava muito nos arranjos da Matriz, sobretudo, na Semana Santa e nas festas.”De origem humilde, Padre Joaquim era vendedor de frutas e depois, trabalhando no Telégrafo Nacional pela manhã, na Farmácia à tarde, e estudando à noite, “eu queria ser apenas padre, médico e Engenheiro construtor”.
Ainda jovem, trabalhava como coroinha em sua paróquia de origem. Em fevereiro de 1943, ingressou no Seminário Diocesano de Teresina. Sua ordenação sacerdotal foi em 08 de dezembro de 1953. Na década de 60, a pedido de Dom David Picão, inicia suas atividades na Diocese de Santos.
Na Diocese, desenvolveu seu trabalho pastoral em diversas paróquias e também em cargos como: Chanceler do Bispado, Administrador da Cúria, Pró-Vigário Geral, Regente do Coral e Orquestra de Iguape, Coordenador da Livraria Pastoral Sacra e Liturgia, Coordenador da Comissão de Catequese e Conselheiro Espiritual de duas Equipes de Nossa Senhora.

CRONOLOGIA

02/fev/43 – Ingressou no Seminário Diocesano de Teresina/PI, onde cursou Filosofia;
1947 a 1952 – Cursou Teologia no Seminário Diocesano de São Luiz/MA e concluiu os estudos no Seminário Diocesano de Fortaleza/CE;
1955 – No Seminário Diocesano de Fortaleza/CE, publicou com outros seminaristas a coleção ‘Aleluia’, com 11 cânticos;
08/dez/53 – Recebeu a Ordenação Sacerdotal em Piracuruca/PI;
1953 a 1955 – Tornou-se vigário cooperador na Matriz de Piracuruca/PI;
1955 a 1969 – Durante esse período, atua em paróquias de Cajuru/SP, Cássia dos Coqueiros/SP, e funda três templos em Ribeirão Preto/SP, chegando a atuar como vigário cooperador na Catedral de Ribeirão Preto/SP. Transfere-se para a Diocese de Santos e atua nas paróquias de Pariquera Açu, Eldorado Paulista, Sete Barras (então parte da Diocese) e Mongaguá;
22/nov/69 a 1991 – Torna-se assessor eclesiástico da Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra;
abr/70 a abr/71 – Torna-se pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Santos;
abr/71 a 1972 – Torna-se pároco da Paróquia São Francisco de Assis/Cubatão;
1972 a 1980 – Torna-se administrador responsável pela Igreja Nossa Senhora do Rosário/Santos, pela Capelania do Colégio São José/Santos e pela Cúria Diocesana de Santos;
jan/80 a ago/81 – Torna-se Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus/Santos;
set/81 a jun/87 – Torna-se Capelão do Colégio São José/Santos;
jun/88 a 22/out/94 – Torna-se Pároco da Paróquia São Jorge Mártir e Nossa Senhora das Dores;
23/out/94 a 16/dez/04 – Torna-se Pároco da Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores;
06/fev/05 – Transferiu-se para a Casa São José do Padre Idoso.

................

NOTA DE FALECIMENTO

A Cúria Diocesana de Santos comunica, com grande pesar, o falecimento de Pe. Joaquim Ximenes Coutinho, no dia 18 de novembro de 2015, no Hospital Santa Clara – Beneficência Portuguesa de Santos/SP, onde encontrava-se internado desde o dia 23 de outubro, para tratamento de problemas respiratórios. Padre Ximenes completou 90 anos no dia 27 de setembro, e desde 2005 estava residindo na Casa São José, após retirar-se de suas atividades pastorais na Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em Santos.

O Velório realizou-se na Igreja Senhor dos Passos e a Missa de Exéquias foi celebrada na mesma Igreja, no dia 19 de novembro (Quinta-feira), às 10 horas, e o sepultamento às 11h30, no Cemitério Memorial de Santos.

Unimo-nos em oração por toda a sua família e pedimos a Deus que o receba em sua misericórdia, na confiança de que Nossa Senhora (a quem escreveu a melodia do Hino de N. Sra. do Monte Serrat, Padroeira de Santos) o acompanhe nessa sua nova jornada na Casa do Pai.
Com a bênção de Deus,
Pe. Vagner Argolo – Chanceler do Bispado
D. Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano de Santos
(Santos, 18 de novembro de 2015).

Endereço: Igreja Senhor dos Passos – Rua João Pinho, nº 15, Gonzaga, Santos.