Por: Regina Console, Equipe Diocesana de Espiritualidade.

Neste último dia 14 de abril, domingo, nas instalações da Associação de Promoção e Assistência Social “Estrela do Mar”, APASEM, foi realizado um encontro de espiritualidade para os coordenadores e membros das Pastorais Sociais da Diocese de Santos.

A formação foi promovida pela Equipe de Espiritualidade para as Pastorais Sociais da Diocese, composta por membro oriundos de diversas escolas espirituais: franciscana, beneditina, carmelita, inaciana, entre outras. Esta equipe tem por objetivo estimular a união da oração com a ação, acompanhadas pelo discernimento espiritual.

O encontro teve a seguinte programação apresentada por seus membros:

●  Sensibilização e reflexão sobre a “Beleza da Escuta” conduzida por Sandra Marina Witkowki de Andrade (beneditina/franciscana)

●  “Jesus e a não violência – espiritualidade e a Comunicação Não Violenta” conduzido por Rodrigo Staudemeier Gonçalves e Luciane do Santos Correia (carmelita)

●  “Caminhando para o Amor” – reflexão sobre a vida do Cardeal Van Thuan, vietnamita que esteve por 13 anos no cárcere. Foi abordada a obra “5 pães e 2 peixes” e reflexão do Evangelho de Jo 6,1-15 escrita pelo leigo Nilson Perissé (trapista) – conduzido por Regina Console Simões (inaciana).A encontro contou com 27 participantes sendo sua maioria da região de Cubatão, São Vicente, Santos e Guarujá (bairro Santa Cruz dos Navegantes), entre outros.

O encontro terminou com missa celebrada por Pe. Antônio Baldan Casal acompanhado por 3 seminaristas na Paróquia Jesus Crucificado.