DIOCESE DE SANTOS - Avenida Rodrigues Alves, 254 - Santos - SP | (13) 3228-8888
 
Diocese de Santos - SP

Diocese de Santos

DIOCESE DE SANTOS - 100 ANOS
 

Notícias do Vaticano

Fonte de Notícias: Vaticannews.va
Fonte de Notícias: Vaticannews.va

Acesse as últimas notícias:

  1. Notícias do Vaticano em latim. Nesta edição: Francisco na Audiência Geral: Palestina e Israel devem ser dois Estados livres e com boas relações. No Regina Caeli, o Papa pede para não ceder à lógica de reivindicar a guerra. O observador permanente da Santa Sé na ONU expressa preocupação com a violência sexual em conflitos

    Leia tudo

     

  2. Na véspera da visita de Francisco à cidade, Dom Francesco Moraglia fala sobre a primeira etapa da visita do Papa: o cárcere Giudecca, um lugar de expiação e renascimento, mas também um lugar de arte, porque abriga o pavilhão da Santa Sé como parte da Bienal

    Leia tudo

     

  3. Procurem seus avós e não os marginalize, para o próprio bem de vocês: “A marginalização dos idosos corrompe todas as estações da vida, não apenas a da velhice”. Vocês, por outro lado, aprendem a sabedoria do seu forte amor, e também da sua fragilidade, que é um “magistério” capaz de ensinar sem a necessidade de palavras, um verdadeiro antídoto contra o endurecimento do coração: isso os ajudará a saborear a vida como relacionamento. Foi a exortação do Papa no Encontro com avós, idosos e netos

    Leia tudo

     

  4. O Prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro compartilha seus sentimentos pessoais e os da cidade sobre a visita do Papa no domingo 28 de abril: o Papa é esperado de braços abertos. De uma terra que é encruzilhada de tradições, culturas e religiões, seu apelo à paz ressoará bem alto. Mostra-nos o caminho da moderação e da humildade

    Leia tudo

     

  5. “Mantemos profundas dúvidas quanto ao projeto de lei sobre a Segurança do Ruanda, aprovado no Parlamento, pelo precedente que abre no nosso país e noutros países, afirmaram os líderes religiosos na Grã-Bretanha, manifestando a sua oposição ao controverso projeto de lei sobre a Segurança do Ruanda, que transferirá para o Ruanda os requerentes de asilo que atravessem para o Reino Unido.

    Leia tudo

     

  6. “Com Deus no coração enchereis com vossa luz os campos que agora parecem estéreis, fertilizando-os com esperança”. São palavras do Papa Francisco durante o encontro com a comunidade do Seminário de Burgos, Espanha na manhã deste sábado, 27 de abril

    Leia tudo

     

  7. A Coligação PAI-Terra Ranka, vencedora das legislativas antecipadas de junho passado, mas arredado do poder, condenou o que diz ser “gestão danosa do erário público e a corrupção desenfreada praticada pelo atual governo da iniciativa parlamentar”.

    Leia tudo

     

  8. O Evangelho de João nos fala da videira que é Jesus e do Agricultor que é o Pai. Jesus é a videira verdadeira porque só Ele produz os frutos desejados pelo Pai, ou seja, a justiça, a retidão e o amor.

    Leia tudo

     

  9. O cantor, compositor e catequista está presente no Programa Brasileiro da Rádio Vaticano todos os domingos com o espaço especial intitulado "A Canção e a Prece". No programa de hoje: “Eu sou a videira verdadeira…”

    Leia tudo

     

  10. É a primeira vez que um Pontífice participa da reunião de cúpula do grupo, que é integrado também, além da Itália, por Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha e Japão.

    Leia tudo

     

  11. Dom Salvatore Ligorio, presidente dos bispos da Basilicata, fala aos meios de comunicação do Vaticano sobre o encontro com Francisco: um momento de “familiaridade e esperança”.

    Leia tudo

     

  12. “Há paisagens e há olhares que só podes gravar com o coração…Por isso, por mais que escreva, ninguém vai sentir o que eu senti, viver o que eu vivi. Mas começo com uma confissão: já não me apetece contar kms! São demais, mas felizmente que numerei os ossos antes de vir! Avancemos.” - Assim começa o P. Tony Neves, Conselheiro Geral dos Espiritanos, a sua última crónica da visita canónica ao Gabão e República do Congo.

    Leia tudo

     

  13. O Encontro Internacional de Párocos tem como tema "Párocos para o Sínodo". Será realizado de 29 abril a 1º de maio, em Roma.

    Leia tudo

     

  14. Pio Brasileiro, “através do estudo, acolher esse momento novo que está sendo proposto na Igreja”. Entrevista com o padre Otácio Oliveira Guedes.

    Leia tudo

     

  15. Há dez anos realizou-se a canonização de João XXIII e João Paulo II na missa presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro. Vivendo em tempos históricos conturbados, os dois santos Pontífices testemunharam a esperança e a alegria que o encontro com Jesus proporciona com a abnegação total a serviço do Povo de Deus.

    Leia tudo

     

  16. O chefe de Estado conversou durante 25 minutos com Francisco no Palácio Apostólico do Vaticano. Nos colóquios na Secretaria de Estado, especial atenção à importância do diálogo e da compreensão mútua entre povos e culturas para a promoção da paz.

    Leia tudo

     

  17. Dom Helder, então bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife no dia 12 de março de 1964, sendo empossado um mês depois. O religioso permaneceu no cargo até 1985 e seu pastoreio foi marcado pela vivência do Evangelho na defesa dos mais pobres e no combate aos crimes da ditadura militar. O ato, que também celebrou os 40 anos do Instituto Dom Helder Camara, contou com a presença do atual arcebispo e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson

    Leia tudo

     

  18. No domingo, 28 de abril, Francisco estará em Veneza para a Bienal de Arte e vai visitar o Pavilhão da Santa Sé, localizado dentro da casa de detenção feminina na ilha de Giudecca que abriga a exposição “Com os meus olhos”, com curadoria da italiana Chiara Parisi e do francês Bruno Racine.

    Leia tudo

     

  19. É bonito o vosso encontrar-vos com alegria, para conhecer-vos e desafiar-vos esportivamente. Em um mundo caracterizado pelo individualismo, que às vezes corre o risco de se tornar isolamento, isso faz com que o ar puro circule, o ar fresco, o vosso jogo. Portanto, desejo-vos tudo de bom em vossas atividades; e também vos encorajo a manter vivos os momentos de espiritualidade que habitualmente associais aos vossos eventos mais importantes: disse Francisco aos membros da Federação Italiana de Dama

    Leia tudo

     

  20. A primeira etapa da visita do Papa em 28 de abril será a casa de detenção feminina que abriga 80 mulheres com condenações definitivas. Não apenas um local de reabilitação, mas também a sede do Pavilhão da Santa Sé intitulado “Com os meus olhos”. Grande emoção entre as detentas pela chegada do Papa.

    Leia tudo

     

  21. O Pe. Fausto Bonini, de 86 anos, vivenciou as visitas à cidade italiana de Veneza de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI. Agora, é a vez da chegada de Papa Francisco: “um presente do Senhor, um Pontífice muito amado pelo povo humilde. Ele nos ajudará a refletir sobre a proteção da criação, um dever urgente em nossa cidade, e sobre o apelo à paz”.

    Leia tudo

     

  22. Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 14,1-6

    Leia tudo

     

  23. O observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas falou em Nova York no Fórum Ecosoc dedicado ao financiamento para o desenvolvimento: a cooperação global pode ajudar nações em dificuldade a investir em setores vitais da sociedade.

    Leia tudo

     

  24. 25 de abril de 1974. Há 50 anos Portugal libertava-se do fascismo. O contributo da África para isso foi notável. Em que consistiu, como se deu? Respondem na emissão “África em Clave Cultural: personagens e eventos”, o editor, Filinto Elísio, e o filósofo, Filomeno Lopes, tendo como foco a figura de Amílcar Cabral, cujo centenário de nascimento se comemora este ano e sobre o qual há livros e colóquios internacionais a caminho.

    Leia tudo

     

  25. A convite do Pároco Bruno Varela, o Bispo Dom Arlindo Furtado esteve de 8 a 14 de abril em visita pastoral à Paróquia da São José, na localidade de Terra Branca, na cidade da Praia.

    Leia tudo

     

  26. Após audiência com Francisco, o presidente Tamás Sulyok seguiu para um encontro na Secretaria de Estado com o secretário de Estado, cardeal Parolin. Na pauta, a guerra na Ucrânia e os compromissos pela paz.

    Leia tudo

     

  27. Os membros da Ação Católica Italiana acolheram Francisco na Praça São Pedro para o encontro intitulado “De braços abertos”: são muitos os abraços, os que faltaram e por causa de muitos conflitos "nestes dias diante dos nossos olhos", os abraços que salvam e aqueles que mudam a vida.

    Leia tudo

     

  28. A Cidade de Nampula, a norte de Moçambique foi, recentemente, palco do lançamento da Federação Provincial das Cooperativas de Nampula, um acto deveras marcante para o movimento cooperativo em Moçambique. A federação congrega cooperativas existentes na província de Nampula, norte do país.

    Leia tudo

     

  29. O cardeal Secretário de Estado discursa na apresentação do livro do vaticanista Ignazio Ingrao, “Cinco questões que agitam a Igreja”, juntamente com o ministro da Cultura italiano Sangiuliano.

    Leia tudo

     

  30. Do interior de Bolonha para conectar o mundo inteiro. Os meios de comunicação do Vaticano comemoram o inventor da tecnologia sem fio, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1909 e responsável pela execução da Rádio Vaticano com um documentário em vídeo. A obra percorre as etapas mais importantes da vida de Guglielmo Marconi: desde os primeiros experimentos na Itália, passando pela consagração internacional e a inauguração da iluminação do Cristo Redentor no Rio, direto da sua casa em Roma.

    Leia tudo

     

  31. "Não nos esqueçamos de que a realização desse grande dom começa no coração de cada um de nós; começa na porta de casa, quando, antes de sair, decido se quero viver aquele dia como um homem ou uma mulher de paz", enfatizou Francisco aos peregrinos provenientes da Hungria, recebidos esta manhã (25/04), no Vaticano.

    Leia tudo

     

  32. Endel Alves Gomes de Oliveira é um estudante de doutorado em Bioética que recebeu uma bolsa de estudos para prosseguir seus estudos no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum. Ele não é apenas um excelente aluno, mas também tem a ambição de levar o conhecimento que aprendeu para o Brasil, seu país de origem.

    Leia tudo

     

  33. O Sínodo sobre a Sinodalidade está preparando a segunda sessão da Assembleia Sinodal, programada para 2 a 27 de outubro de 2024, dando continuidade ao trabalho realizado em outubro de 2023.

    Leia tudo

     

  34. Em uma entrevista à CBS, Francisco pede o fim das guerras na Ucrânia, em Gaza e em todo o mundo. Ele recorda que na Igreja há espaço para todos: se um pároco não parece acolhedor - disse ele - procure outro lugar, sempre há um lugar, não fuja da Igreja, ela é grande.

    Leia tudo

     

  35. Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Marcos 16,15-20

    Leia tudo

     

  36. Um grande player tecnológico une-se ao apelo por um algoritmo que regule a Inteligência Artificial (IA): o anúncio foi feito pela Pontifícia Academia para a Vida e pela Fundação RenAIssance no final de um evento realizado em Roma e que contou com a presença da multinacional especializada no fornecimento de equipamentos de rede assinar o documento que pede uma abordagem ética para as novas fronteiras. A delegação foi recebida esta manhã no Vaticano pelo Papa.

    Leia tudo

     

  37. O evento, que tem como objetivo a profissionalização da evangelização, reunirá grandes nomes para debater os desafios e as oportunidades da área. É promovido pela Dominus Evangelização e Marketing.

    Leia tudo

     

  38. Na manhã de segunda-feira, 22/04, a REPAM esteve reunida com o observador permanente da Santa Sé junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Mons. Juan Antônio Cruz Serrano. A visita institucional teve por objetivo refletir sobre o trabalho da REPAM ao longo dos seus 10 anos de existência, bem como fortalecer os laços entre a Rede e a representação da Santa Sé junto à OEA.

    Leia tudo

     

  39. Decorre em Nairobi, no Quénia, de 23 a 26 deste mês, um seminário dos delegados africanos à segunda sessão do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade. Intitulado “Rumo a Outubro de 2024: Como podemos ser uma Igreja Sinodal em missão”, o seminário, é promovido pelo SCEAM em colaboração com a ASI, Iniciativa Africana de Sinodalidade.

    Leia tudo

     

  40. Por ocasião dos 70 anos do nascimento da televisão e os 100 anos do rádio, mons. Dario Edoardo Viganò reconstruiu a história dos primórdios da Rádio Vaticano com foco na relação entre o inventor do rádio e as instituições da Santa Sé, com base em algumas declarações da filha mais velha de Marconi, Degna. Em 12 de fevereiro de 1931, houve a inauguração técnica das transmissões de ondas curtas da Rádio Vaticano - com a mensagem papal - que ocorreu na estação de transmissão nos Jardins Vaticanos

    Leia tudo

     

  41. Treze idosos, de um grupo de mais de 200 carenciados que têm recebido assistência das Irmãs do Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, através do Projeto Santa Bakhita, no Bairro da Munhava, cidade da Beira (Centro de Moçambique), receberam no passado dia 21 de abril os sacramentos da iniciação cristã, e um casal celebrou o seu matrimónio.

    Leia tudo

     

  42. Um “flagelo” em aumento, constata o observador da Santa Sé na ONU em Nova York, falando em encontro desta terça-feira (23) do Conselho de Segurança sobre “Mulheres, Paz e Segurança”. Preocupação também com o “apoio financeiro às organizações extremistas violentas e o tráfico de pessoas”.

    Leia tudo

     

  43. Uma intensa agenda de 15 a 20 de abril, foi cumprida por Fr. Massimo Fusarelli, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, durante sua visita a Custódia da Terra Santa. Uma visita realizada em um momento de grande tensão devido à escalada de conflitos no Oriente Médio.

    Leia tudo

     

  44. Quatro encontros, onze convidados, três locais. Esses são os números da presença da Livraria Editora Vaticana (LEV) na próxima Feira Internacional do Livro de Turim, norte da itália, programada para realizar-se de 9 a 13 de maio

    Leia tudo

     

  45. O encontro realizou-se pouco antes da Audiência Geral. Nas conversas na Secretaria de Estado foram abordadas a questão da segurança nos países da África Ocidental e no Golfo da Guiné.

    Leia tudo

     

  46. Dom Antônio Carlos Cruz Santos nasceu em 25 de novembro de 1961, no Rio de Janeiro, na Arquidiocese de mesmo nome. Dentro da Conferência Nacional os Bispos do Brasil (CNBB) é vice-presidente do Regional Nordeste 2.

    Leia tudo

     

  47. Afinal, "Deus perdoa tudo". E quando ela "bate à porta do seu coração, é: 'entra, Mãe, a senhora conhece melhor do que eu as coisas que fiz, os problemas que tenho...'", acrescentou Francisco em mensagem de vídeo enviada nesta quarta (24) à Paróquia de São Timóteo em Termoli, região italiana de Molise, que vai acolher a peregrinação de Nossa Senhora de Fátima por quase 10 dias.

    Leia tudo

     

  48. Ao término da audiência geral desta quarta-feira, mais uma vez, um forte apelo do Santo Padre pela paz na Ucrânia e Mianmar e em tantos países em guerra, lembrando que a guerra é sempre uma derrota e que os que mais ganham são os fabricantes de armas. Um premente apelo em favor da paz na Palestina e Israel, que sejam dois Estados, livres e com boas relações

    Leia tudo

     

  49. Francisco disse na Audiência Geral que "no caminho rumo à plenitude da vida, que pertence ao destino de cada pessoa, o cristão goza de uma assistência particular do Espírito de Jesus Cristo. Ela realiza-se com o dom de três outras virtudes, puramente cristãs, que são frequentemente mencionadas juntas nos escritos do Novo Testamento". Estas atitudes fundamentais, que caracterizam a vida dos cristãos, são a fé, a esperança e a caridade".

    Leia tudo

     

  50. A entrevista com o Patriarca de Jerusalém, cardeal Pizzaballa, após 200 dias de guerra: “o que aconteceu mostrou claramente a inevitabilidade da solução de ‘dois Estados’. Não há alternativa para os dois estados a não ser a continuação da guerra”.

    Leia tudo