A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna. A Pastoral da Pessoa Idosa já tem mais de 18 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, aprovaram a proposta de sua fundação.
Objetivo Geral
Acompanhar pessoas idosas no domicilio, mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus.
A P.P.I, também identifica as lideranças no meio da comunidade e as envia em missão dois a dois depois de passarem por capacitação adequada.
Ações Práticas
- Realizar encontros regionais para capacitar todos os coordenadores diocesanos e estaduais no novo Guia do líder.
- Visita Domiciliar: Cada líder capacitado, visita mensalmente uma média de 10 pessoas idosas vizinhas, acompanhandoas através de indicadores próprios;
- Após as visitas realizadas e preenchido o Cadastro na WEB pelo lider – na SIGPPI
- Reunião de Avaliação e Reflexão: Mensalmente os Líderes de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua.