No dia 04 de abril, Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, Bispo Diocesano de Registro, e Dom José Carlos Chacorowski, Bispo Diocesano de Caraguatatuba, participaram de um bate papo sobre as Dioceses, que nesse ano, comemoram os aniversários de 100, 50 e 25 anos.

As Dioceses de Registro, 50, e Caraguatatuba, 25, são "filhas da Diocese de Santos", como classificado pelos próprios bispos na abertura do evento.

Em sua fala, Dom Tarcísio apresentou um contexto histórico sobre a criação da Diocese de Santos e os desafios pastorais enfrentados ainda nos dias de hoje. Ele ressaltou os cinco pólos de atenção que serão prioridade para a Diocese. São estes: Porto, Turismo, Idosos, Universidades e a Superação da Miséria e da Fome.

Dom Manoel falou sobre a realidade de sua diocese que tem como desafio a falta de recursos financeiros. Ele explica que Registro comporta uma área urbana, mas também grande território rural, com difícil acesso. A espiritualidade e a prática social é a prioridade a ser trabalhada lá.

Dom José apresentou a Diocese de Caraguatatuba como uma região de temporada, por conta de suas praias, e comentou sobre as dificuldades de locomoção em alguns períodos do ano, e participação dos moradores nas atividades pastorais, por conta dos trabalhos dos moradores em atender os turistas. Ele destacou que o principal foco pastoral é formar leigos e leigas que possam auxiliar na evangelização junto ao Clero.

Participaram do evento alunos do curso de Teologia da Unisantos, padres e seminaristas da Diocese de Santos, e fiéis interessados.

Você pode assistir ao bate papo pelo canal do YouTube

.