Data de Nascimento: 03 de junho 1885
Data de Falecimento: 08 de agosto 1936
Nasceu em: Resende Costa-MG
País: Brasil

Filho de Clodoveu Gonçalves Lara e de Josefa Maria Lara, Dom Lara nasceu em 03 de junho de 1885, em Resende Costa/MG. Foi ordenado sacerdote em 18 de abril de 1911 e atuou em Conceição da Boa Vista, Porto Santo Antônio, Ponte Nova, Barra do PiraÍ e Mariana antes de ser nomeado bispo, em 11 de fevereiro de 1925.

Criada a Diocese de Santos-SP, seu primeiro Bispo foi Dom José Maria Parreira Lara, que tomou posse a 18 de Abril de 1925, assumindo a Diocese até 2 de Outubro de 1934. Dom José Maria, nos nove anos em que aqui esteve, deixou a marca da humildade, da simplicidade e da dedicação às famílias pobres e suas crianças.

Nessa perspectiva fundou a Associação A Casa do Senhor. Sua finalidade principal foi “o amparo às crianças filhas de operários e empregadas domésticas, que tendo necessidade de trabalharem fora de seus lares, se acham em dificuldades para zelar pelos seus filhinhos, ficando fundada a Creche com semi-internato para ambos os sexos de 3 a 6 anos, e internato para meninas de 6 a 18 anos” (art. 3º do Estatuto). Para isso, manteve Escola Primária e Profissional.

Também procurou olhar pelos doentes e idosos desamparados, mantendo Ambulatório, Farmácia e Dispensário aberto a todos os necessitados.

A Associação congregou grupo de senhoras e confiou os cuidados da casa às Irmãs Calvarianas. Dom José Maria iniciou uma Diocese muito carente de Clero e de meios materiais. Narra-se que o Arcebispo de São Paulo, convidava-o para administrar o Santo Crisma, a fim de que pudesse usufruir na ocasião das espórtulas oferecidas pelos fieis. Por essa dedicação às crianças e aos pobres, recebeu o epíteto de “Bispo da Caridade”.

Logo ao início de sua gestão pastoral criou a Paróquia de São José Operário e de Nossa Senhora do Terço, no Macuco, em 1925, em Santos.
Em 1926, criou a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, em Santos. Em 1931, a de São Francisco Xavier em Registro e, em 1934, a de Santo Amaro e Nossa Senhora de Fátima, no Guarujá. Em 2 de Outubro de 1934, foi transferido para a Diocese de Caratinga, Minas Gerais. Tomou posse a 6 de Janeiro de 1935, vindo a falecer a 8 de Agosto de 1936.

18/abr/11 – Recebeu a ordenação sacerdotal em Resende Costa/MG;
11/fev/25 – Recebeu a ordenação episcopal em São João Del Rei/MG;
18/abr/25 – Foi empossado como 1º Bispo da Diocese de Santos em Santos/SP;
1925 – Fundou a Paróquia de São José Operário/Santos;
1926 – Fundou a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/Santos;
1931 – Fundou a Paróquia São Francisco Xavier/Registro;
1934 – Fundou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro/Guarujá;
02/out/34 – Foi nomeado Bispo da Diocese de Caratinga/MG;
06/jan/35 – Tomou posse como Bispo da Diocese de Caratinga/MG.