BRASAO NOVO DA DIOCESE DE SANTOS
Diocese de santos - 100 anos

No contexto Regional:

O logo dos 100 anos da Diocese de Santos, em seu contexto geral, nos remete, em sua forma contemporânea, aos traços da nossa baixada santista. Suas cores e formas exploram a serra do mar, a bacia de Santos, a areia de nossas praias, o Sol sempre abundante e as águas de nossos rios e cachoeiras. O numeral 100 de forma fluída quer demonstrar que a Região da baixada santista está em constante movimento. O número 1 representa os portêineres (ou container crane, guindaste de contêiner) no canal do porto. Os números 00 do numeral 100 representam uma barca lançando as redes, atividade muito comum na região. As águas do mar e as bordas de forma espelhada simbolizam o mapa das 9 cidades da Baixada Santista.

No contexto eclesiástico:

O centenário da Diocese de Santos celebra a história desta Igreja, com seus valores e identidade. A baía em azul escuro no formato de concha representa Nossa Senhora que é a padroeira da Diocese e o coração do Cristo que foi rasgado pela lança. Os dois zeros formam: a cruz de Cristo; uma bíblia aberta com as folhas em movimento; a barca de Pedro obedecendo a Cristo que pede “Lançai a rede” (Jo21,6); e o símbolo do infinito que mostra o Reino de Deus inaugurado por Cristo e que não tem fim. O número 1 em forma de seta para cima alude às torres das Igrejas que apontam para o céu, destino de todos que seguem o caminho que é Cristo. O Sol representa o próprio Cristo que nos ilumina rumo às águas mais profundas.