O lançamento aconteceu no último dia 10/02, no Colégio Liceu Santista.

 Na última sexta-feira, 10, aconteceu o lançamento do texto base da Campanha da Fraternidade, CF, 2023, no Colégio Liceu Santista, em Santos. O encontro teve a presença da Coordenação Diocesana da CF, a especialista em Segurança Alimentar, Vanuzia Teixeira, e Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos.

Com o tema, Fraternidade e fome: "Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo propor aos fiéis um olhar mais fraterno para aqueles que sofrem com a falta de algo básico na vida de qualquer pessoa: a alimentação. Esta, está incluída como um direito no Art. 6 da Constituição Federal Brasileira.

Dom Tarcísio deu início ao evento. Em sua fala, ele enfatizou que questões sociais, políticas e de políticas públicas também são assuntos da Igreja. 

O Bispo ressalta o próprio lema da CF, "Dai-lhes vós mesmos de comer”, que traz a afirmação de "nossa responsabilidade Cristã com relação aos outros".

Na sequência, abordando o tema de forma mais próxima, a convidada Vanuzia Teixeira, Jornalista e Gestora em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, discursou o tema Fome: Realidade atual da Baixada Santista e trouxe dados alarmantes sobre o número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza na região.

Segundo as informações divulgadas pela Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico, CECAD, cerca de 138,5 mil famílias, ou 415,5 mil pessoas, se encontram em situação de fome na Baixada.

Vanuzia afirma que "para falar de fome, é preciso trabalhar primeiro o desperdício de alimentos". 

Ela apresentou algumas iniciativas que ocorrem na Baixada para aproveitar alimentos que não estão em condições de venda, porém, podem ser aproveitados na mesa daqueles que não têm nada. Um dos exemplos citados: Bancos de Alimentos.

Para encerrar a noite, o Padre Valdeci, responsável pelo Vicariato Social, falou sobre a importância de "trabalhar junto em uma caminhada sinodal", como pede o Papa Francisco. 

Ao final, ocorreu a venda do livro da Campanha da Fraternidade e autógrafos concedidos pelo Bispo.