Texto: Yvie Favero
Foto: André Staudemeier Gonçalves

No último sábado, 10/09, reuniram-se no Centro Pastoral da Diocese de Santos, membros das Pastorais Sociais, Conselho de Leigas e Leigos da Diocese de Santos (CNLB/Codilei Santos) e Pe. Valdeci, vigário episcopal para o vicariato da dimensão social da evangelização.

Estiveram presentes no encontro a Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral da DST/AIDS, Pastoral dos Caminhoneiros, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Pastoral da Cidadania, Pastoral da Ecologia Integral e Conselho de Leigas e Leigos.

No encontro, após o momento de oração, foram entregues e apreciados os relatórios de ação de cada pastoral e do conselho de leigas e leigos, aplicados em 2022, além da avaliação dos assessores eclesiásticos.

Logo após, calendário diocesano de atividades e orçamento para 2023 foram os assuntos abordados. A orientação é que cada Pastoral encaminhe até o final de outubro, suas atividades para 2023, desta forma será elaborado um calendário das Pastorais Sociais e posteriormente verificado quais destas iram compor o calendário Diocesano. Também sugerimos que nas atividades paroquiais para o Dia Mundial do Pobre, sejam arrecadados produtos de higiene pessoal para a distribuição para entidades de acolhimento.

Uma boa nova foi anunciada neste encontro, que a Caritas Diocesana, ficará com a coordenação Pe. José Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia, e terá um olhar voltado às calamidades como inundações, incêndios, necessidade alimentar e o cuidado com os refugiados em nossa região. Outra novidade anunciada no encontro é proposta da a criação da Pastoral da Moradia/Favela.

O plano de ações para 2023 deve levar em consideração a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), além disso, iremos manter os encontros mensais de espiritualidade e promover formação para leigas e leigos em todos os níveis (Diocesano, Regional e Paroquial)

O novo encontro das pastorais sociais, conselho de leigos e o vicariato da dimensão social da evangelização está marcado para o próximo dia 29/10, às 9h, no centro diocesano de pastoral.