No último sábado, 21, aconteceu um bate-papo promovido pela Pastoral da Juventude, PJ, que abordou os temas fé, política e juventude. O encontro ocorreu na Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, e contou com a assessoria de Ana Clara Borgi, Guadalupe Mota e Andresa Ferreira.

A proposta da conversa foi de conectar a mensagem da Campanha da Fraternidade 2023, que teve como tema: Fraternidade e Fome, com a realidade local, inspirando os jovens a se comprometerem com a transformação social a partir dos princípios do Evangelho de Jesus Cristo.

Ana Clara Borgi,  pedagoga e assessora parlamentar, atuou por anos na região central da cidade de Santos com crianças e jovens em vulnerabilidade social. Ela foi da pastoral da juventude e hoje faz parte da pastoral da cidadania da Diocese de Santos. Dentre diversos assuntos, Ana abordou sobre políticas públicas, principalmente para as pessoas mais vulneráveis.

Guadalupe Mota falou sobre como enfrentar essas "fomes sociais" a partir do Evangelho e da visão da Igreja. Ela trouxe a reflexão para que os jovens utilizem "os métodos de Jesus" para realizarem mudanças. "Jesus se aproxima de todo mundo e não julga ninguém", disse ela.

Andresa Ferreira, assessora da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1,  formada em Letras e Ciência da Religião, pós-graduanda em Juventude no Mundo Contemporâneo, deu algumas dicas de como os jovens podem trabalhar algumas ações nas realidades locais. Ela frisou a importância de "se fazer ouvido" pela comunidade para que a juventude seja protagonista nas paróquias.

Na oportunidade, os participantes puderam discutir e refletir suas preocupações, além de compartilharem experiências sobre "as fomes" de suas comunidades.