No encontro, foi avaliada a última Jornada de Estudos Pastorais, recebida pela cidade de Praia Grande, na Paróquia São Pedro Apóstolo, sob a tutela de Pe Elmiram e sua equipe.

Por Yvie Favero.

“A cristã leiga e o cristão leigo, são aqueles que são enviados e têm clareza de sua identidade, vocação, espiritualidade e missão (DAp, 497a). São corresponsáveis do ser Igreja e do seu agir.

Como sujeitos eclesiais a cristã leiga e o cristão leigo, participam na ação pastoral da Igreja, nas comunidades, pastorais, movimentos e serviços, nos conselhos pastoral e econômicos, nas assembleias e reuniões.

É importante ressaltar, a cristã leiga e o cristão leigo, sujeitos da ação eclesial e social, ou seja, o laicato, consciente de sua vocação, vai se constituindo sujeito nas atividades no interno da Igreja e no tecido humano da sociedade, porque como sujeito a pessoa será ela mesma, com todas as suas potencialidades, construída e construtora na convivência com os demais. Incorporados a Cristo, como bem define o Concílio Ecumênico Vaticano II, as leigas e os leigos constituem-se povo de Deus profético, sacerdotal e real (LG 31b)”.
...

Com a leitura deste texto, contido na Agenda Formativa do organismo, iniciamos o encontro da Executiva do Conselho de Leigas e Leigos da Diocese de Santos (CODILEI/CNLB Santos), nesta segunda, dia 7.

Inspirados nas Intenções do Papa Francisco, por uma Igreja aberta a todos, rezamos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no anúncio, seja um lugar de solidariedade, fraternidade e de acolhimento, vivendo cada vez mais a sinodalidade.

No encontro, avaliamos a última Jornada de Estudos Pastorais, recebida pela cidade de Praia Grande, na Paróquia São Pedro Apóstolo, sob a tutela de Pe Elmiram e sua equipe.

Outros temas também foram abordados como, a participação do Conselho na Assembleia Geral Ordinária do CNLB Regional Sul 1, realizado de 4 à 6 de novembro, na Casa Emaús, em Araras/SP, em que estivemos representados por nosso Coordenador Diocesano, Paulo Roberto Soares, por nossa secretária Lucília Vicente e por Yvie Favero, responsável pela comunicação.

Dia do Leigo, Assembleia Diocesana, Calendário de Atividades para 2023, Orçamento do Conselho e Formações para os Leigos e equipe executiva foram tema deste encontro.

O Conselho de Leigas e Leigos da Diocese de Santos se reúne presencialmente uma vez por mês, a cada primeira segunda feira, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, havendo a possibilidade de acontecerem reuniões extraordinárias, presenciais ou virtuais, por meio da plataforma meeting.

Informações sobre as atividades desenvolvidas pelo CODILEI/CNLB Santos podem ser solicitadas pelo WhatsApp (13)99195-6628. Ou acesse nosso Facebook e Instagram.