"Lançai a rede" (Jo 21,6).

Atravessando os limites territoriais da Baixada Santista, a Diocese de Santos foi convocada em Brasília para ser homenageada pelos seus 100 anos de história e missão.

A solenidade aconteceu no Congresso Nacional e foi proposta pelo Deputado Federal, Paulo Alexandre Barbosa. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o Deputado Eros Biondini, Presidente da bancada católica na Câmara dos Deputados, Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, Renata Bravo, vice-prefeita de Santos e Padre Patrick Samuel, representante da CNBB.

Padre Patrick destacou a importância da região para a história da Igreja Católica. "Quero parabenizar essa Diocese que desde o nome nos inspira a santidade. Milagres aconteceram e acontecem ali, seja por intercessão de Santa Josefina Bakhita ou de Santa Teresa de Calcutá. Ali, também passaram santos como São José de Anchieta. Tudo inspira a santidade."

Renata Bravo ressaltou a relevância da Diocese para a sociedade. "Temos um Clero atuante, com elevado discernimento, equilíbrio e profundo conhecimento que colaboram no desenvolvimento de nossa região e orientação de toda a nossa comunidade."

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, fez um apanhado histórico da Diocese e enfatizou o trabalho missionário realizado com os fiéis leigos e leigas, além do compromisso social e educativo com a comunidade da Baixada.

"Nesse centenário estamos renovando o compromisso com a transformação da realidade social por meio do vicariato para dimensão da evangelização das pastorais sociais e de outras instituições como as associações vicentinas, as comunidades terapêuticas, as novas comunidades que trabalham com moradores de rua e na recuperação de dependentes químicos, as obras sociais de creches, entre outros projetos sociais que levamos adiante como igreja."

O Bispo também agradeceu a homenagem. "Consideramos muito importante essa sessão solene. Ela nos da a oportunidade de celebrar a história do passado e do presente e significa reconhecimento. Isso nos anima a seguir em frente."

Também participaram da cerimônia o Clero diocesano e lideranças pastorais. A maioria dos participantes viajaram cerca de 18h por meio de ônibus disponibilizados pela equipe organizadora.

Se você quer rever a sessão solene CLIQUE AQUI.