Em outubro inicia-se o mês missionário e, para chamar a atenção para o tema, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) apresentou a campanha deste ano: A Igreja é Missão. O lema  “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) é um convite para que, animados pelo Ano Jubilar Missionário, sejamos exemplos de fé e suporte às missões, sejam elas pequenas, em nossas comunidade, ou maiores, em outras regiões.

Após iniciar o encontro com um café da manhã comunitário, o Padre Wilson da Silva, apresentou as Pontifícias Obras Missionárias (POM) que são organismos oficiais da Igreja Católica existentes para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. São estas: Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo, Pontifícia União Missionária.

Segundo Padre, o tripé para o cumprimento destas POMs está baseado na Oração, Sacrifício e Oferta. Ele frisou a importância da oração para dar 'o gás' nas missões. "A alma da missão é a oração."

César, coordenador da COMID, compartilhou alguns arquivos e acontecimentos sobre a sua missão em Moçambique. Em um dos vídeos era possível ver as condições do caminho que era feito para chegar à missa. Muita lama, matagal, e uma viagem de mais de uma hora até o local. Porém, tudo era recompensado pela alegria compartilhada na missa que, segundo ele, chegava a durar até 3 horas.

A formação aconteceu na Catedral de Santos e reuniu participantes de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.