No último domingo, 23, na Catedral de Santos, aconteceu a missa solene para celebrar os 100 anos de missão, em Santos, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A celebração foi presidida por Dom Tarsísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos.

HISTÓRIA

A Comunidade Religiosa, chamada de Sagrado Coração de Jesus, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, localizada na cidade de Santos, SP, foi fundada pela superior geral da época, Irmã Vicência Teodora da Imaculada Conceição, no dia 10 de março de 1922.

Na época, um grupo de sete Irmãs chegaram à Santa Casa para cuidar das pessoas que passavam pelo hospital. A missão inicial era o trabalho de administração interna, enfermagem, cozinha, lavanderia, rouparia e assistência espiritual aos doentes, porém, com o passar dos anos esse número aumentou, e, 20 anos depois, já eram mais de 60 religiosas à serviço.

Em 1928, a cidade de Santos foi atingida por uma catástrofe, com queda de pedras e barreiras nos morros. O hospital sofreu grandes danos com os deslizamentos, mas as Irmãzinhas não abandonaram a missão, permaneceram.

Em 1957, elas fundaram a Escola de Enfermagem. Em 1984, fundaram e dirigiram por muitos anos, o curso superior de Enfermagem, dentro da Universidade Católica UNISANTOS. Também deram início a Pastoral da Aids na cidade, onde atuaram por cerca de 25 anos, além de muitos outros serviços missionários, cuidado da população santista.