Foto: Pastoral da Juventude

No último domingo (18) aconteceu o Encontro Diocesano organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O evento aconteceu na Paróquia São João Evangelista, em São Vicente, e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre organizadores e participantes. Esta é a primeira reunião entre PJ e CEBs após a pandemia.

A programação foi dividida em duas etapas. Na primeira, aconteceu um momento de espiritualidade em que os jovens da PJ realizaram orações e reflexões sobre a identidade pastoral. São estas: Cristocêntrica, Mariana, Comunitária e Eclesial, Leiga e Missionária, Orante e Celebrativa.

Espiritualidade Cristocêntrica – centrada em Jesus, amigo companheiro de caminhada.

Mariana – Maria se compromete com o projeto de Deus. É exemplo de fidelidade, disponibilidade, entrega.

Comunitária e Eclesial – pois é no grupo e comunidade na que o jovem se identifica, partilha suas experiências e sonhos.

Leiga e Missionária – a presença do espírito nos grupos e comunidades instiga o jovem a servir os outros e a descobrir sua vocação missionária.

Orante – valoriza os momentos de oração pessoal e comunitária. A liturgia e as celebrações expressam a espiritualidade que nos alimenta e anima.

Celebrativa – a alegria da juventude manifesta-se na celebração da vida e do Espírito como festa inspirada na vitória pascal. A realização de encontros, festas, liturgia, caminhadas… são momentos de viver o Deus-felicidade que nos anima e revigora para a ação concreta.

Já a segunda etapa do encontro proporcionou momentos de integração entre PJ e CEBs por meio de diversas oficinas artísticas. Foram elas: Artesanato - os participantes produziram pulseiras com miçangas, encadernação, fuxico -, Dança e Fotografia com o celular.

Andressa Venâncio, integrante da PJ, diz que o encontro gerou vários frutos, incluindo o interesse de jovens para conhecer mais sobre a Pastoral da Juventude. "Foi muito bom ouvir esses jovens dizendo que queriam conhecer a PJ. Eles já nos perguntavam quando seria o próximo encontro."

Para encerrar essa comunhão entre PJ e CEBs, os participantes fizeram parte da liturgia da missa presidida pelo Padre Félix.