O evento aconteceu no dia 26/12 e teve como objetivo analisar quais propostas apresentadas no Plano Diocesano de Evangelização 2020/2023 foram efetivadas em toda a Diocese.

No dia 26/12 aconteceu a 20º Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro ocorreu no Colégio Liceu Santista, em Santos, e contou com representantes de todas as paróquias, além de Padres, Seminaristas e Diáconos. O objetivo principal foi analisar quais propostas apresentadas no Plano Diocesano de Evangelização 2020/2023 foram efetivadas em toda a Diocese.

Após o café da manhã, organizado pela Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar, o Bispo Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, apresentou as considerações da escuta Sinodal realizada no Brasil. Segundo os dados, foram enviadas o total de 254 sínteses Diocesanas.

Alguns pontos foram destacados pelo Bispo para a concretização das propostas. São estes: formação integral para o melhor conhecimento da Palavra de Deus, uso criativo dos meios de comunicação para fortalecer o diálogo e a abertura aos novos desafios da modernidade, e a criação de novos ministérios eclesiais com ações para contribuir na dimensão social da caridade em locais mais vulneráveis.

Na sequência, os participante puderam observar o retrato da realidade Diocesana, demonstrados em gráficos, e a partir daí, se reuniram para estipular metas e compromissos para serem trabalhados nas regiões.

Para o Diácono Carlos Augusto, Secretário Regional Centro 2, o "evento é fundamental pois traz a possibilidade das regiões fazerem revisões no Plano Diocesano e projetar as prioridades dentro da realidade de cada Paróquia". Ele também enfatiza que é importante "dar continuidade ao que o Papa está pedindo, ser uma igreja em saída, uma Igreja Sinodal".