Neste mês de novembro, dia 20, junto com a festa de Cristo Rei, comemoramos o dia Nacional do Leiga e da Leiga. Por isso gostaríamos de trazer à reflexão de todos vocês leigos a primeira das prioridades pastorais definida no documento de Santo Domingo e reforçada no documento de Aparecida: “O Protagonismo dos Leigos”

Sendo “protagonistas” a pessoa que desempenha ou ocupa primeiro lugar num acontecimento, é importante refletirmos sobre o que implica para nós, cristãos, leigos, batizados e membros do Povo de Deus, esta expectativa colocada sobre nossos ombros: sermos protagonistas da Nova Evangelização.

É uma grande responsabilidade, pois, significa que devemos assumir para valer, como protagonistas, o papel de missionários. E qual é a nossa missão? Anunciar Jesus Cristo e fazer acontecer neste mundo o seu Reino.

Fazer acontecer o reino, significa construir uma sociedade mais justa e mais solidária.

Esta tarefa nos cabe realmente de maneira muito especial e significativa, pois só nós leigos, por estarmos inseridos de maneira completa no mundo, poderemos ser protagonistas desta tarefa de transformação da sociedade.

Precisamos, assim, com nosso testemunho de atitudes éticas, impregnar de valores cristãos, as relações sociais do mundo do trabalho, da economia, da política e dos meios de comunicação social.

´É portanto, nestas relações conflitavas, que teremos que viver o seguimento de Jesus, a experiência de Deus, isto é em duas palavras: Sermos Igreja.

Com este espírito, convidamos vocês a se unirem a nós do Conselho de Leigos, na reflexão e busca do caminho para este grande desafio: Como criar condições para vivermos este protagonismo no mundo e como fortalecer na caminhada os vários leigos que já estão com sacrifício, vivendo este protagonismo

Contamos com vocês!