“A Palavra de Deus é, com a Tradição, fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora” (DAp, 147). A boa prática de colocar a Bíblia em foco no mês desetembro contribui para buscarmos sempre esta fonte que inspira e motiva para a vida.

A missão evangelizadora nos dias atuais enfrenta, entre tantos outros grandes desafios,o drama do ódio que gera conflitos, discriminações, divisões, guerras. Esse drama existencial sempre esteve presente na história humana, mas se manifesta em proporções geométricas devido à concentração do poder, sobretudo econômico, às desigualdades sociais crescentes, às ideologias, à cultura individualista e consumista, às novas mídias sociais, entre outras.

Apontando respostas no enfrentamento desses desafios, o Papa Francisco ofereceu-nos a Encíclica Fratelli Tutti (Somos todos Irmãos), e convocou o caminho “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Nesta linha está também a proposta para o mês da Bíblia deste ano. A carta aos Efésios é apresentada como fonte importante para uma espiritualidade de fraternidade e de comunhão: “Revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4,24).

A carta foi escrita para os cristãos que viviam em contexto de paganismo, caracterizado como tempo de escuridão, ignorância, dureza, impureza, engano, corrupção. O cristão deve assumir um estilo de vida nova de seguimento de Cristo. Esta vida alternativa é expressa justamente com a imagem de desnudar-se e revestir-se (Cf. Gl 3,27).

Desnudar-se da humanidade velha que se deixa levar pela concupiscência e acaba na corrupção, e revestir-se do homem novo, integrado ao corpo de Cristo. Essa nova vida se expressa em comportamentos concretos de honestidade, de dedicação ao trabalho, veracidade, amabilidade e respeito ao próximo, compaixão e perdão (cf. Ef 4,25-32).

No núcleo da carta aos efésios está a consciência de que o cristão passou a integrar uma comunidade de fé formada por seguidores de Jesus Cristo, e faz parte de um Corpo cuja cabeça é Cristo. Os cristãos são exortados a uma vida digna da vocação à qual foram chamados, vivendo a caridade e conservando com solicitude a “unidade do Espírito no vínculo da paz”, sendo “um só corpo e um só espírito” em Cristo (Cf. Ef 4,1-4).

A carta aos efésios nos ajuda no caminho de construção de um mundo mais fraterno, a sermos construtores da paz, e a crescermos na recuperação e valorização da vida comunitária e da unidade na Igreja.

O estudo e a leitura orante da carta aos efésios neste mês de setembro nos ajuda certamente a seguir nessa direção. Ela ajudou os efésios no enfrentamento dos desafios daquele tempo, com a proposta da “nova humanidade” em Cristo. Ela continua a inspirar-nos nos tempos atuais, para que possamos também iluminar o mundo com a novidade da realidade sempre nova de Cristo, e crescermos no sentido de unidade na Igreja como Corpo de Cristo, testemunha autêntica de comunhão.