A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 em Lisboa, Portugal, de 01 a 06 de agosto, além de ser grande acontecimento da Igreja e demonstrativo de seu amor e atenção aos jovens, oferece também excelente oportunidade de convocação dos jovens para assumirem sua missão na Igreja.

O lema inspirador da JMJ convida a olhar para Maria, com a mística de uma vida voltada para os outros: “Maria levantou-se apressadamente” (Lc 1,39) e foi à casa de Isabel, à qual serviu durante três meses.

O acontecimento é sugestivo! Maria e Isabel são duas mulheres grávidas, que sentem a ação misericordiosa de Deus, e manifestam gratidão pelo que Deus realiza em suas vidas. Essa experiência deve inspirar também os jovens que às vezes se sentem abandonados e desesperançados com relação ao futuro. Os jovens podem ser os mais próximos dos outros jovens, dos quais se aproximam e aos quais se unem para ajudar-se mutuamente no caminho da vida. Entendendo muito bem isso, Dom Bosco repetia sempre aos seus jovens: “Deus colocou-nos no mundo para os outros”.

Jesus sempre convidava os jovens a levantar-se. Foi o que disse ao filho da viúva de Naim que estava sendo levado para o sepultamento! Também o jovem Saulo, caído por terra, ouviu este chamado, como vemos nos Atos dos Apóstolos: “levante-se e fique de pé”!

Em sua mensagem para a JMJ o Papa Francisco apresenta justamente Maria como “modelo para os jovens que estão em movimento, buscam os outros, são missionários, missionárias. Maria vive na condição de mulher pascal, voltada para os outros, num estado de êxodo, de saída, sobretudo para com os mais necessitados, como ela fez no momento, para a sua prima Isabel”.

Falando quase em forma de apelo, o Papa convida os jovens a “ultrapassar a barreira da indiferença, porque ela impede de olhar o outro com alegria e com misericórdia. É preciso perceber as pressas dos jovens como de outras pessoas, para que ajam em favor da paz, do amor a Deus, ao próximo como a si mesmo”.

A JMJ não é uma proposta de excursão e de encontro juvenil, mas uma experiência de “voltar-se para o algo, para Deus e para o outro que faz com que as pessoas busquem o essencial na vida”. Foi essa experiência de Cristo que Maria carregava em seu ventre que a levou ao encontro com Isabel.

O maior presente que Maria ofereceu a Isabel foi levar-lhe Jesus. E assim, os jovens são convidados, a partir de uma experiência forte de encontro com o Senhor, levá-lo aos outros, especialmente aos outros colegas jovens.

Mesmo não participando presencialmente da JMJ em Portugal, procuremos oferecer aos jovens de nossas comunidades oportunidades semelhantes de encontro com o Senhor e de serviço missionário, para que cresça entre os jovens a consciência de que são na Igreja os principais evangelizadores de outros jovens.