Estamos celebrando a Páscoa do ano jubileu da Diocese. A celebração da Páscoa, ponto alto do memorial do mistério de Cristo, nos faz colocar a realidade da história centenária da Diocese de Santos como acontecimento de salvação. De fato, o mistério de salvação que celebramos na Páscoa, continua se atualizando em cada momento da história.

É com esse espírito de fé que realizaremos no dia 20 de abril uma Assembleia Diocesana extraordinária. É um momento sinodal no qual somos convidados a render graças ao Senhor nosso Deus pelos 100 anos de história e missão da Diocese de Santos, fazendo memória de acontecimentos significativos da trajetória de nossa Igreja. Por isso, será uma Assembleia celebrativa.

Sabemos que a realidade do Mistério de Deus só pode ser reconhecida e alcançada através da fé. De fato, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, “Ao revelar o seu nome, Deus revela ao mesmo tempo a sua fidelidade, que é de sempre e para sempre, válida tanto para o passado (‘Eu sou o Deus de teu pai’ – Ex 3, 6), como para o futuro (‘Eu estarei contigo’ – Ex 3, 12). Deus, que revela o seu nome como sendo ‘Eu sou’, revela-Se como o Deus que está sempre presente junto do seu povo para o salvar” (CIC, n. 207). E Jesus, o filho de Deus encarnado em nossa história, garantirá aos seus discípulos enviados em missão: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Essa expressão revela a fé que a comunidade cristã tem da presença de Jesus em todos os momentos da história. Como não reconhecê-la na história centenária da Diocese de Santos?

No mesmo Catecismo encontramos que crer em Deus significa “viver em açãode graças: Se Deus é o Único, tudo o que nós somos e tudo quanto possuímos vem d'Ele: ‘Que possuis que não tenhas recebido’? (1 Cor 4, 7). ‘Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu’? (Sl 116, 12) (CIC, n. 224).

Crer significa também “ter confiança em Deus, em todas as circunstâncias, mesmo na adversidade. Uma oração de Santa Teresa de Jesus exprime admiravelmente tal atitude: ‘Nada te perturbe / Nada te assusteTudo passa / Deus não muda / A paciência tudo alcança / Quem a Deus tem nada lhe falta / Só Deus basta’” (CIC, 227).

É com esse espírito de fé que realizaremos o momento celebrativo com a Assembleia Diocesana, com expressões de ecumenismo, com recordação da história da Diocese, com reflexão pastoral sobre a vivência do jubileu, com envio das equipes de assessoria segundo o novo Diretório Diocesano de Pastoral, com congraçamento fraterno.

Na Assembleia expressaremos nossa fé como cantamos no Hino do centenário:

“Entoemos um grande aleluia, pois na praia o Ressuscitado está,

e nos convida a lançar a rede neste mar da vida a singrar!

A nossa história cantamos com alegria,

o centenário é graça do Senhor!

Seja na praia, na indústria e no porto,

anunciamos o Cristo Redentor”!