Data de Nascimento: 17 de janeiro 1928
Data de Falecimento: 07 de outubro 2015
Nasceu em: Bemposta
País: Portugal

Padre Ramiro nasceu em 17 de janeiro de 1928 em Bemposta/Portugal. Filho de José Antonio e Tereza, nascido em Bemposta, Portugal, de uma família de nove irmãos, o garoto Ramiro entrou para o seminário aos 12 anos, já sabendo que sua missão seria realizada em Macau/China.
Cursou a Filosofia em Leiria/Portugal, próximo a Fátima e terminou a Teologia na China. Sendo lá ordenado em 05 de janeiro de 1952.

1940 – Ingressou no Seminário Diocesano em Portugal;
1951 – Concluiu os estudos teológicos em Macau/China;
05/jan/52 – Recebeu sua ordenação sacerdotal na China;
1952 a 1979 – Realizou trabalhos pastorais na China, atuou especialmente em seminários diocesanos;
1979 a 1980 – Realizou trabalhos pastorais em Portugal enquanto seus familiares já moravam no Brasil;
1980 a 1981 – Viaja para o Brasil e transfere-se para a Diocese de Santos;
1981 – Torna-se vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças/Praia Grande.

................

Nota de Falecimento

Comunico, com grande pesar, o falecimento do Pe. Ramiro dos Anjos Marta, acontecido às 23h30 do dia 7 de outubro, no hospital Santo Amaro, em Guarujá, onde havia sido internado por problemas cardíacos. O corpo do Pe. Ramiro será velado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Praia Grande, a partir das 16h de hoje (8/10/2015), e a Missa de Exéquias será amanhã, dia 9 de outubro, às 9h, no mesmo local. A seguir, o sepultamento será no Memorial, em Santos.

Pe. Ramiro nasceu em 17 de janeiro de 1928, em Bemposta, Portugal, de uma família de nove irmãos. Antes de vir para Santos, foi missionário em Macau, na China, onde foi ordenado sacerdote. De 1952 a 1979 atuou como formador em seminários diocesanos na China. Depois trabalhou em Portugal, até 1980, e, finalmente, veio como missionário para a Diocese de Santos. Desde 1981 estava na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Praia Grande, como vigário paroquial.

Damos graças a Deus pela vida deste missionário ardoroso, pelo seu testemunho de fé, de desprendimento, de amor à Igreja e de dedicação ao povo de Deus. Confiamos ao Senhor o Pe. Ramiro, para que viva a alegria eterna, participando da nova vida em Cristo Ressuscitado. “Esperamos como Salvador o Senhor Jesus Cristo; ele transformará o nosso corpo mortal num corpo glorioso como o seu” (Fl 3,20-21)

Dom Tarcísio Scaramussa
Bispo Diocesano de Santos