Data de Nascimento: 19 de maio 1970
Nasceu em: Santos SP
País: Brasil
NOTA DE FALECIMENTO – 25/5/2016
Com imenso pesar comunicamos o falecimento do Diácono Permanente Ronaldo Ronil, no dia 25 de maio, na Santa Casa de Misericórdia de Santos. Ronaldo Ronil tinha 46 anos, era casado com a sra. Solange Fidelis da Silva, foi ordenado Diácono em 12 de dezembro de 2009. Ronaldo havia muito tempo sofria de insuficiência renal (era transplantado), vivia uma árdua rotina de diálises e estava com a saúde bastante debilitada. Ele havia sido designado para exercer seu ministério diaconal na paróquia N. Sra. Aparecida, em S. Vicente.

Filho de Sueli Izabel Horcel da Silva e Ronaldo Ronil da Silva, Diácono Ronaldo Júnior nasceu em Santos no dia 19 de maio de 1970. Foi batizado em 1970 na Santa Casa de Misericórdia de Santos. Recebeu o sacramento da Eucaristia em 1984 na Paróquia São Vicente Mártir. Sua Crisma foi realizada na mesma paróquia em 1985.

Graduado em Filosofia pela Unisantos, foi professor no Colégio São José/Santos, Notre Dame/São Vicente e no Ensino Oficial do Estado. Atualmente trabalha na Prefeitura de Santos, na área de secretaria escolar. Foi membro-fundador do Centro de Estudos Filosóficos de Santos. É membro titular da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Já frequentou diversos cursos e congressos nas áreas Litúrgica e Teológica

Desde 17 de maio de 2001 é casado com Solange Fideles da Silva, ambos são irmãos professores da Ordem Franciscana Secular, onde atuou como formador de iniciantes e noviços, animador vocacional (Paróquia Santo Antônio do Embaré/Santos) e tesoureiro (Paróquia Santo Antônio do Valongo/Santos). Atuou na Fraternidade Franciscana Secular do Valongo, onde muito aprendeu sobre caridade e fraternidade.

Já atuou também em diversas comunidades como agente da Pastoral do Dízimo, da Liturgia e Vocacional, além de promover missões e Encontros de Casais com Cristo. Participou de muitas atividades diocesanas, como: Equipes de Nossa Senhora, ECC, Comissão Diocesana de Pastoral Vocacional, Comissão Diocesana de Pastoral Litúrgica, Membro do Conselho Diocesano de Pastoral; foi por dois anos Secretário do Conselho Regional de Pastoral de São Vicente. Incentivado pelo Padre Elmiran dos Santos, Ronaldo iniciou os estudos para ser ordenado diácono permanente. Em 12 de dezembro de 2009 foi ordenado diácono permanente pelas mãos de Dom Jacyr Francisco Braido, em Santos.

12/dez/09 – Foi ordenado diácono permanente pelas mãos de Dom Jacyr Francisco Braido em Santos;
12/dez/09 – Tornou-se auxiliar paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida/São Vicente.