Data de Nascimento: 17 de março 1933
Data de Falecimento: 25 de outubro 2017
Nasceu em: Caçapava SP
País: Brasil
Nascido no dia 17 de março de 1933, em Caçapava/SP, Diácono Emanuel é filho de Essio Lanfredi e Maria Elmira Ferreira Lanfredi. Atualmente aposentado, é casado com Helen Prado Lanfredi desde 27 de julho de 1963. O casal tem três filhos: Helena (1964), Essio (1968) e Fabrizio (1979). Incentivado pelo Padre Dom Luís Pedro Soares, OSB, Emanuel iniciou os estudos para ser ordenado diácono permanente. Em 8 de janeiro de 1995, foi ordenado diácono permanente pelas mãos de Dom David Picão em Santos. Atualmente, encontra-se afastado das atividades pastorais para tratamento de saúde.

8/jan/95 – Foi ordenado diácono permanente pelas mãos de Dom David Picão em Santos/SP.

NOTA DE FALECIMENTO

Diacono Emanuel
“A vida dos justos está nas mãos de Deus…
Porque seus eleitos são dignos de Misericórdia” (SB 3, 1.9)

A Diocese de Santos informa com pesar o falecimento do Diácono Emanuel Lanfredi, 84 anos, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, no Hospital Ana Costa, em Santos, onde esteve internado por 22 dias, com um quadro de debilidade física em decorrência da doença de Alzheimer.

O Velório será realizado nesta quarta-feira, 25, na Catedral de Santos, a partir das 18h15, e a Missa de Exéquias será realizada Quinta-feira, 26, às 8h, presidida por D. Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano de Santos. O corpo do Diácono Emanuel Lanfredi será levado, em seguida, para São Paulo, para cremação no Crematório da Vila Alpina.

Breve histórico – Emanuel Lanfredi nasceu no dia 17 de março de 1933, em Caçapava/SP, filho de Essio Lanfredi e Maria Elmira Ferreira Lanfredi. Era casado com Helen Prado Lanfredi desde 27 de julho de 1963. O casal teve três filhos: Helena (1964), Essio (1968) e Fabrizio (1979).

Emanuel iniciou os estudos de Teologia para ser ordenado Diácono Permanente. Em 8 de janeiro de 1995 foi ordenado pelas mãos de Dom David Picão, em Santos.

Como Diácono passou a atuar como Diretor da Caritas Diocesana (1995), auxiliar nas paróquias Nossa Senhora da Assunção (Morro S. Bento) e São João Batista (Morro Nova Cintra), em Santos (2002), foi Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária (2003) e Auxiliar Pró-pároco na Pró-paróquia São Tiago apóstolo, em Santos (2006). Ajudou ainda na paróquia da Catedral e na paróquia São Judas Tadeu, em Cubatão. Nos últimos anos, encontrava-se afastado das atividades pastorais para tratamento de saúde.
Pedimos ao Senhor bom Pastor que acolha seu servo Emanuel em sua morada eterna e o recompense pela sua vida de fé e dedicação ao serviço do Reino. Unimo-nos aos familiares, neste momento de tristeza e dor, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que conforte seus corações enlutados.

Pe. Vagner de Souza Argolo
Chanceler do Bispado