São Judas Tadeu – Cubatão


Mtriz da Paróquia São Judas Tadeu – Cubatão

Data da Criação: 03 de janeiro de 1961
Telefone: (13)3363-5032
Fax:
Endereco: Praça São Judas Tadeu, 28.
Bairro: Jardim Casqueiro
Cidade: Cubatão
CEP: 11533-200

Clero:
Padre Wilson José da Silva
Diácono Reinaldo Flor de Souza
Padre Francisco José Greco

Horário de Missa:

SEGUNDA A SEXTA às 18h.
– DOMINGO às 8h, 10h e 18h

Horário de Funcionamento da Secretaria:
SEGUNDA a SÁBADO 08h as 12h e das 13h as 17h45

E-mail Secretaria
secretariasjt@hotmail.com

E-MAIL: psjtc@diocesedesantos.com.br

HISTÓRIA

ORIGEM DA IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU, EM J. CASQUEIRO

“O sr. Paschoal Marques Parisi, mais conhecido como Coronel Parisi, proprietário da gleba posteriormente loteada sob o nome de Jardim Casqueiro, era grande devoto de São Judas Tadeu.
Em São Paulo, onde passou quase toda sua vida, pertencia à Comissão da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Sua devoção para com São Judas Tadeu levou-o a cooperar em obras diversas no Templo dedicado àquele Santo, na capital bandeirante, no bairro do Jabaquara.
Ao lançar a venda, em lotes, da área hoje determinada Jardim Casqueiro, venda sem entrada inicial e a preço acessível a qualquer operário – modalidade até então inédita na chamada Baixada Santista, – quis ele facilitar ao pobre a aquisição do seu pedaço de terra, sob a égide de São Judas Tadeu, para que, através dos tempos, o glorioso Apóstolo – mártir de Cristo, suscitasse na lembrança dos moradores do novél bairro o supremo destino do homem neste mundo, pois que, usufruindo dos bens terrenos e da tranquilidade de um lar oferecido aos seus com sacrifício e dedicação, não deve a criatura esquecer-se do seu Criador, cuja Presença lembrada é capaz de afastar do humano coração a ambição desmedida, o apego exagerado às coisas da terra, a inveja e ódio, fonte de tantos e tantos males.
Desde logo ali ergueram seus tetos centenas de amigos. Sim, amigos; não fregueses, como se diz na linguagem comercial. O bondoso Coronel Parisi não era considerado o ‘dono’, o ‘proprietário’, e sim o juiz e conselheiro de todos, querido e estimado pelas crianças e pelos velhos.
Em todas as vindas, frequentes, ao Casqueiro, o Coronel era visto concentrado, dizem que em oração, junto ao local onde havia sido colocada a pedra fundamental da Igreja.
Deus o chamou desta vida para receber na outra a recompensa da fé ativa e ardente.
Aí ficou a semente do Templo. Façamos que frutifique.”

(De um amigo pessoal do Cel. Parisi)

Transcrito do Livro Tombo nº 01, folha 3V

 

CÓPIA DA ATA DA BÊNÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA CAPELA DE SÃO JUDAS TADEU

Aos dezesseis dias do mês de outubro do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil novecentos e quarenta e nove, reinando gloriosamente no trono de São Pedro Sua Santidade o Papa Pio XII, no desta Diocese o Apostólico Bispo Dom Idílio José Soares, sendo Presidente da República Sua Excia. O Sr. General do Exército, Eurico Gaspar Dutra, e do Estado o Sr. Adhemar Pereira de Barros, no primeiro ano da emancipação política de Cubatão, sendo o seu primeiro Prefeito Municipal o Sr. Armando Cunha, no Paroquiato o Revmo. Primo Maria Vieira, às dez horas, com a solenidade do estilo, teve lugar a bênção da primeira pedra para a edificação da Capela de São Judas Tadeu, no Jardim Casqueiro, desta Paróquia de Nossa Senhora da Lapa do Cubatão, em local gentilmente doado pelo benemérito Coronel Paschoal Marque Parisi, fundador não só do esperançoso Jardim Casqueiro, como também deste Templo, cuja planta, sazonado fruto do Professor Dr. José Maria da Silva Neves, lhe aponta lisonjeiro futuro. Neste local, às 9 horas, é sua Excia. O Sr. Bispo Diocesano festivamente recebido pelas autoridades locais e de Santos e compacta massa popular ao som dos hinos nacional e pontifício. Feitas as apresentações protocolares, Sua Excia. dirige-se para o Largo de São Judas, já agora propriedade da Exma. Mitra Diocesana, porque Patrimônio da referida e projetada Igreja, e dá início à Missa Campal acompanhada a cânticos apropriados pelas Associações Marianas, Cruzadas Eucarísticas e mais Irmandades e povo presentes. Acabada a Missa, acolitada pelo Revmo. Vigário Padre Primo Maria Vieira e pelos seminaristas presentes, e ainda pelos seus paraninfos: sr. Armando da Cunha, Dd. Prefeito Municipal, Exma. Esposa, sra. Helena Meletti Cunha, com as solenidades de tais atos, procedeu Sua Excia. Revma. à bênção da primeira pedra ao som do hino pontifício. Neste momento, portentosas girândolas de foguetes estouram nos ares anunciando a fundação de mais uma Povoação, de mais um Templo consagrado a Deus, sob a proteção de São Judas Tadeu. Tudo para a maior glória de Deus, e engrandecimento desta Pátria. Seguiu-se-lhe o tradicional abraço de felicitações ad ínvicem. E. para em todo tempo constar, foi lavrada a presente ata que vai assinada, e da qual se extraiu uma cópia que foi depositada na urna da ‘pedra fundamental’, com vários jornais do dia, medalhas e várias moedas correntes.

Jardim Casqueiro, 16 de outubro de 1949

Transcrito do Livro Tombo nº 01, folha 4

 

CRONOLOGIA

16-10-1949 – Benção da Pedra Fundamental da Capela de São Judas Tadeu, no bairro do Jardim Casqueiro, em Cubatão, em terreno doado pelo sr. Paschoal Marques Parisi (Coronel Parisi)
03-01-1961 – Criação da Paróquia de São Judas Tadeu no Bairro Jardim Casqueiro, em Cubatão, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa.
11-01-1961 – Pe. Antonio Pedron é nomeado Vigário Ecônomo da Paróquia de São Judas Tadeu.
15-01-1961 – Instalação da Nova Paróquia de São Judas Tadeu.
Posse do Vigário Ecônomo Pe. Antonio Pedron.
11-05-1963 – O Papa Paulo VI nomeia D. David Picão, Bispo Diocesano de São João da Boa Vista, Bispo Coadjutor de Santos, com direito a sucessão, o primeiro Bispo Coadjutor da Diocese de Santos.
16-03-1964 – A Capela Santo Antônio da Olaria é Nossa Senhora Aparecida na Vila Fabril, recebem provisão para a celebração da Santa Missa e demais cultos permitidos ás Capelas.
1964 -1965 – Pe. Antonio Pedron refecesse o título de Cônego e passa a integrar o Cabido Diocesano “São Pio X”.
22-11-1966 – O Papa Paulo VI aceita o pedido de renúncia ao governo diocesano feito pelo 3º. Bispo Diocesano, da Diocese de Santos, D. Idílio José Soares.
O Papa Paulo VI nomeia a D. David Picão, Bispo Coadjutor de Santos, 4º. Bispo Diocesano, da Diocese de Santos.
26-03-1967 – D. David Picão, por ocasião do Domingo de Páscoa, constitui o 1o. Conselho Presbiteral e o 1o. Conselho de Pastoral, à luz do Concílio Vaticano II.
04-09-1967 – Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em peregrinação pelo Ano Jubilar de 250 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba.
29-01-1968 – Pe. Francisco Lyrio de Almeida é nomeado Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
04-02-1968 – Pe. Francisco Lyrio de Almeida toma posse como 1º. Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
24-04-1968 – Pe. Baltazar Vicente Benito é nomeado Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
28-04-1968 – Pe. Baltazar Vicente Benito toma posse como 2º. Pároco da Paróquia de São JudasTadeu .
16-02-1971. Pe. Irineu Fernandes de Resende Júnior é nomeado Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
28-02-1971 – Pe. Irineu Fernandes de Resende Júnior toma posse como 3º. Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
29-09-1971 – D. David Picão cria a Paróquia de São Francisco de Assis, em Cubatão, desmembrando-a das Paróquias de Nossa Senhora da Lapa e São Judas Tadeu.
22-06-1972 – 1ª. Visita Pastoral à Paróquia de São Judas por D. David Picão, Bispo Diocesano de Santos.
28-10-1974 – Cônego Antonio Olivieri é nomeado Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
17-11-1974 – Cônego Antonio Olivieri tome posse como 4º. Pároco da Paróquia deSão Judas Tadeu.
(?)-1975 – Na Vila dos Pescadores, as segundas feiras à tarde, reuniam-se na casa do “Pernambuco” a comunidade que se tornou a São Pedro e São Paulo.
15-03-1976 – No Bar do Pepe, reunia-se as segundas feiras o grupo que formou a futura comunidade de Nossa Senhora Aparecida na ilha Caraguatá.
(?)-05-1977 – Na escola da cota 400 reuni-se a comunidade que se tornou a….
(?)-1977 – O sr. Ideal Alonso doa um terreno de 20 mts x 30 mts, na Ilha Caraguatá que se tornou Igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
22-01-1978 – Início da construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida,na Ilha Caraguatá.
18-10-1978 – Início da construção da Casa Paroquial e do Salão Paroquial.
25-08-1978 – 2ª. Visita Pastoral à Paróquia de São Judas Tadeu por D. David Picão, Bispo Diocesano de Santos.
28-10-1979 – Inauguração do Salão Paroquial e da Casa Paroquial.
10-03-1982 – O Papa João Paulo II nomeia o Pe. José Carlos Castanho de Almeida, do clero de da Diocese de Sorocaba, Bispo Auxiliar de Santos o segundo na Diocese de Santos.
02-04-1982 – Início da construção da nova Matriz de São Judas Tadeu.
03-12-1982 – Cônego Antonio Olivieri lança o seu primeiro romance de título “Cíntia”.
01-05-1983 – A nova Matriz é inaugurada por D. David Picão, Bispo Diocesano.
O sr. Bispo Diocesano, D. David Picão inaugura a nova Capela de São Pedro e São Paulo, da Vila dos Pescadores.
13-07-1986 – Foi celebrada a primeira missa no Jardim Nova República, Bolsão 8, na rua 3 casa 63, a comunidade de Nossa Senhora Mãe da Igreja.
09-09-1987 – O Papa João Paulo II nomeia D. José Carlos Castanho de Almeida, Bispo Diocesano da Diocese de Itumbiara, em Goiás.
(?)-09-1988 – Início da construção da Capela do Jardim Nova República.
01-09-1989 – 3ª. Visita Pastoral à Paróquia de São Judas Tadeu por D. David Picão, Bispo Diocesano.
(?)-05-1993 – Início da construção da Capela no bairro da Ponte Nova, Jesus Ressuscitado.
12-10-1994 – Inauguração da Capela de Jesus Ressuscitado, na Ponte Nova.
22-02-1995 – O Papa João Paulo II, nomeia ao Pe. Jacyr Francisco Braido, da Congregação Missionários de São Carlos, Scalabrinianos, Bispo Coadjutor de Santos, com direito a sucessão. O segundo Bispo Coadjutor da Diocese de Santos
31-03-1995 – Celebração das Jubileu de Ouro, 50 anos, de Ordenação Presbiteral do Cônego Antonio Olivieri.
01-11-1998 – 4ª. Visita Pastoral à Paróquia de São Judas Tadeu por D. David Picão, Bispo Diocesano.
03-03-1999 – O Papa João Paulo II cria a Diocese de Caraguatatuba, desmbrando-a da Diocese de Santos
E nomeia o seu 1º Bispo Diocesano, D. Fernando Mason, OFConv.
01-05-1999 – É instalada a Diocese de Caraguatatuba com a posse do seu primeiro Bispo Diocesano. D. Fernando Mason, OFMConv.
26-07-2000 – O Papa João Paulo II aceita o pedido de renúncia ao governo diocese do 4º. Bispo Diocesano D. David Picão.
O Papa João Paulo II nomeia 5º. Bispo Diocesano de Santos, a D. Jacyr Francisco Braido, CS, atual Bispo Coadjutor de Santos.
31-10-2001 – Falece em Porto Alegre, D. Walmor Battu Wichrowski 1º. Bispo Auxilia de Santos de 14-02-1958 até 23-04-1960, quando foi nomeado pelo Papa João XXIII Bispo Diocesano de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
07-10-2002. Falece o Cônego Antonio Olivieri.
08-10-2002 – Pe. Antonio Pereira Luz, Pároco da São Francisco de Assis, é nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de São Judas Tadeu.
07-03-2003 – Pe. Eniroque Ballerini é nomeado Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
09-05-2003 – Pe. Eniroque Ballerini toma posse como 5º. Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
24-05-2003 – Início da comunidade Sagrada Família, na casa do sr. Manoel é dna. Lourdes no Jardim São Luiz.
10-03-2004 – A Câmara Municipal de Cubatão pela lei municipal 2.901/2004 inclui no calendário oficial das festas da cidade de Cubatão a Festa de São Judas Tadeu a 28 de outubro.
22-06-2005 – 5ª. Visita Pastoral à Paróquia de São Judas Tadeu por D. Jacyr Francisco Braido, CS, Bispo Diocesano de Santos.
01-05-2010 – Início da Comunidade São João Paulo II, bolsão 7, Conjunto Habitacional João Paulo II.
09-01-2012 – Início das obras de reconstrução da Matriz de São Judas Tadeu.
??-03-2012 – Início da Comunidade São Marcos, no bolsão 9, Jardim São Marcos.
21-07-2014 – O Papa Francisco nomeia a D. Tarcísio Scaramussa, SDB, Auxiliar de São Paulo, Bispo Coadjutor de Santos com direito a sucessão. O terceiro Bispo Coadjutor da Diocese de Santos.
26-04-2015 – Realizou-se a Dedicação da Igreja e Consagração do Altar da Matriz de São Judas Tadeu, da Paróquia de São Judas Tadeu e término das obras de reconstrução.
06-05-2015 – O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo da Diocese de Santos do 5º. Bispo Diocesano D. Jacyr Francisco Braido, CS.
O Papa Francisco nomeia a D. Tarcísio Scaramussa, SDB, 6º. Bispo Diocesano da Diocese de Santos.
04-11-2016 – 6ª. Visita Pastoral à Paróquia de São Judas Tadeu por D. Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos.
03/01/2017 – Pe. Valdeci João dos Santos foi nomeado Colaborador Pastoral na Paróquia São Judas Tadeu — Cubatão/SP
26-01-2017 – Celebração do Jubileu de Prata, 25 anos, de Ordenação Presbiteral do Pe. Eniroque Ballerini.
12-10-2017 – Festa dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba.
14-01-2019 – Pe. Francisco José Greco é nomeado Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.
Pe. Wilson José da Silva é nomeado Vigário Paroquial da São Judas Tadeu.
10-02-2019 – Pe. Francisco José Greco toma posse como 6º. Pároco da Paróquia São Judas Tadeu.

HISTÓRICO

Desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa por decreto de 03/01/1961, de Do  Idílio José Soares. Nesse mesmo mês foi nomeado o Pe. Antonio Pedron.