Santa Margarida Maria

SEXTA às 19h
SÁBADO às 19h
DOMINGO às 7h30 e 19h

Horário de Funcionamento da Secretaria:
SEGUNDA A SÁBADO das 8h às 12h e das 14h às 18h
TERÇA-FEIRA: das 8h às 12h

CRONOLOGIA

1/1/2017– Pe. Claudio da Conceição – nomeado Pároco da Paróquia Santa Margarida Maria — Santos/SP (Prot. N°: 010; Livro: “S”; Fls.: 017)

14/03/2017 – Nomeado Conselho de Assuntos Econômicos (Prot. N°: 48; Livro: “D”; Fls.: 028)

HISTÓRICO:
Na década de 1950,  a Imobiliária Santa Maria aforou à União federal uma grande área de mangue para aterrar e lotear. Essa área ficava entre a antiga linha do bonde 1 e o rio Casqueiro. Aos poucos o aterro foi avançando e a primeira rua de aprofundamento foi aberta. Essa rua é a atual Maria Patrícia.
A medida em que os lotes foram sendo vendidos, decorreu a ocupação demográfica.
Alguns católicos atuantes sentiram a necessidade de se construir uma Igreja para atender aos anseios cristãos do que vieram residir na então nascente Zona Noroeste, pois a Igreja mais próxima era a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Para o povo que morava mais perto da já então avenida Nossa Senhora de Fátima, era uma longa distância.
Em decorrência disso, o pessoal do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus e os Congregados Marianos, resolveram construir uma nova Igreja. E resolveram dedicar essa nova igreja à devoção e proteção de Santa Margarida Maria.
Em 26 de julho de 1971 a Prefeitura liberou o alvará aprovando as obras, que prosseguiram sem interrupção até que todo o conjunto Igreja e prédio, área descoberta  cimentada, pátio interno e muro da área construída, tudo ficou pronto ao final do ano de 1976.
Em 05 de agosto de 1977, o bispo diocesano, dom David Picão criou canonicamente a Paróquia de Santa Margarida Maria, com território desmembrado da Paróquia Sagrada Família e incorporação do território da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
No dia 7 de agosto, Dom David Picão celebrou a missa festiva da instalação da Paróquia e ao mesmo tempo dando posse ao 1º Pároco Cônego Paulo Horneaux de Moura.