Nossa Senhora da Assunção

Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção

Data da Criação: 31 de maio de 1987
Fax:
Endereco: Largo do São Bento, s/nº.
Bairro: Morro do São Bento
Cidade: Santos

Clero:
Frei João Pereira Lopes, ofm

Horário de Missa:
– TERÇA, QUINTA e SÁBADO às 19h
– DOMINGO às 8h30 e às 19h

Horário de Funcionamento da Secretaria:
– TERÇA A SÁBADO das 13h30 ás 20h
– DOMINGO das 8h às 10h e das 16h30 às 19h30.

HISTÓRICO:
Tudo começou com a chegada do povo madeirense no Morro são Bento, que não esqueceram suas ricas expressões dos costumes e festas inspiradas na fé Católica. Por ser a festa em louvor à N. Srª. da Assunção uma das mais tradicionais de sua região em Portugal, resolveram homenageá-la dando o nome à Igreja.
Por volta da década de 50, o desejo de elevar uma capela no Morro foi ficando mais intesnso.
Ganharam o terreno em 11 de setembro de 1954, veio a Santos o Cardeal Arcebispo, Dom Teodósio Clemente Gouveia e foi convidado para lançar e abençoar a pedra fundamental da capela do Morro do são Bento, dedicada à N. Srª. d’Assunção. Devido instalação de um posto Policial, onde hoje há a E.M. João Otávio dos Santos, a construção da capela passou para o outro lado da rua, tendo sido construída de madeira, coberta de lona e colocada em esteiros de pau. Em 08 de maio de 1960, uma nova pedra fundamental é lançada e abençoada, dando início a construção oficial do templo. Em 1964 a Igreja ficou pronta.
Em 1981 a Igreja esteve sob a tutela dos Valongo sendo dirigida pelos freis franciscanos. A partir desta data tornou-se pró-paróquia, sendo o Revdo. Pe. Maria Lazara Zugazaga o primeiro Pe. da comunidade.
Com o crescimento populacional a comunidade precisava de uma Paróquia, foi quando em 31 de maio de 1987, ano Mariano, Dom David Picão, Bispo Diocesano, elevou a igreja à categoria de Paróquia Nossa senhora d’Assunção, sendo Pároco na ocasião o Côn. Júlio Lopes Llarena.