Paróquias já estão realizando os Círculos Bíblicos sobre “urgências da Ação Evangelizadora”

CB-NSG-GUA
(Círculo Bíblico realizado por jovens em Vicente de Carvalho/N. Sra. das Graças)

A Diocese de Santos está iniciando um novo processo de elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, a ser desenvolvido durante as Assembleias Paroquiais de Pastoral e a Assembleia Diocesana, em outubro. O primeiro subsídio produzido para ajudar nesse processo é um livreto com seis Círculos Bíblicos, contendo as “urgências da ação evangelizadora da Igreja do Brasil”, conforme aprovadas pela Assembleia Geral dos Bispos, em abril, em Aparecida-SP. O livreto foi entregue simbolicamente aos coordenadores das Regiões Pastorais, durante a missa em ação de graças pelos 91 anos de criação da Diocese, no dia 4 de julho, na Igreja N. Sra. de Sion, em Itanhaém. As paróquias já estão realizando os Círculos Bíblicos, envolvendo os mais diversos grupos pastorais atuantes.
Dom Tarcísio explica como será este processo: “Em clima de oração e discernimento, vamos nos preparar para as Assembleias Paroquiais e diocesana. Mas não queremos somente realizar um bom planejamento, mas crescermos no caminho de conversão pessoal e pastoral, para sermos uma Igreja mais missionária. É o que estamos buscando: um caminho de construção do plano de evangelização de nossa Diocese de Santos, de acordo com o Objetivo Geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missonária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Euscaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
“Este material está sendo enviados às paróquias para serem usados por todos os grupos de pastoral, associações, movimentos, todos os agentes envolvidos na atividade paroquial, como uma sensibilização inicial e motivação para a assembleia paroquial, a ser constituída de acordo com a programação de cada paróquia”, explica Pe. Elmiran Ferreira, Coordenador Diocesano de Pastoral.
A proposta é que os Círculos sejam usados nos meses de julho e agosto e a Assembleia Paroquial realizada até setembro. Será produzido ainda outro subsídio com orientação para a Assembleia Paroquial.
Urgências
O livreto está organizando, contendo as cinco “urgências”, a saber: Igreja em Estado Permanente de Missão, Igreja, Casa de Iniciação à Vida Cristã, Igreja: lugar de animação bíblica, Igreja: comunidade de comunidades, Igreja a serviço da vida plena para todos. “E há ainda, um círculo bíblico sobre ‘conversão pessoal e pastoral’, que é a convocação insistente que o Papa Francisco vem fazendo a toda a Igreja, diante dos enormes desafios que a realidade nos impõem”, lembra, Dom Tarcísio.

Bispo Diocesano: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

CÚRIA DIOCESANA DE SANTOS

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 254
CEP – 11015-200 – Santos – SP