Por: Pastoral Diocesana da Ecologia.

Neste sábado, 15, foi realizada mais uma formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral", desta vez, na Região Pastoral Cubatão. Esta ocorreu na Paróquia São Judas Tadeu, das 8h30 às 12h, e foi conduzida pela Comissão Diocesana da CF, contando com a presença de cerca de 60 participantes, entre padres e leigos.

Antes das apresentações, foi realizada no exterior da igreja a dinâmica da "Teia da Vida", que mostra como "tudo está interligado" na nossa "Casa Comum", o planeta criado por Deus. Já dentro da igreja, o integrante da Comissão Diocesana da CF, Newton Rodrigues, iniciou a apresentação abordando a dimensão do "VER/OUVIR" do Texto-Base, apresentando as causas da crise socioambiental.

O integrante da Pastoral da Ecologia , André Staudemeier Gonçalves, apresentou a parte do "DISCERNIR/ILUMINAR", discorrendo sobre os fundamentos teológicos contidos nas Escrituras e as interpretações do Magistério da Igreja sobre o tema, desde os primeiros séculos do cristianismo até os dias atuais com a Encíclica Laudato Si'. No intervalo do café/lanche, foram usados copos reutilizáveis levados pela equipe da nossa Pastoral, substituindo os copos descartáveis. Após o café, André falou sobre a dimensão do "AGIR", convidando a nos convertermos e tomarmos atitudes concretas, desde o nível individual, passando por ações comunitárias, até a atuação sociotransformadora.

O agrônomo Hemerson Calgaro, integrante da Comissão, apresentou os resultados da verba do Fundo Diocesano de Solidariedade de 2024, cujos recursos vêm sendo aplicados, entre 2024 e 2025, em projetos relacionados ao tema da CF 2024, que foi "Amizade Social"; e convidou os presentes a participar da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada anualmente nas missas do Domingo de Ramos, e que este ano será no dia 13 de abril. A Comissão da CF ainda estimulou os participantes do encontro a escreverem projetos para obter recursos do Fundo Diocesano e do Fundo Nacional de Solidariedade, e assim poder implantar ou fortalecer iniciativas relacionadas ao tema da Ecologia Integral.

Após as falas, foi passado um abaixo-assinado por um dos participantes, que é integrante de Associação de Moradores de um bairro de Cubatão, para pedir à Autoridade Portuária e ao governo federal que a instalação de um terminal logístico previsto para o município seja realocada, de uma região de preservação ambiental de manguezal próxima da zona urbana, para uma área na Zona Industrial, devido aos impactos que certamente advirão como consequência (clique aqui para ver o abaixo-assinado).

A oração final foi conduzida pelo Padre João Pereira Lopes, Coordenador da região. Agradecemos o convite da Comissão da CF, e a receptividade da comunidade. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e nos colocamos a disposição para realizar momentos de espiritualidade, formação e também apoiar ações concretas nas comunidades!