Por: Coordenação Pastoral da Educação.

Agentes da Pastoral da Educação Diocesana participaram do XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação (ENAPE) entre os dias 15 e 17 de novembro, em Vitória, Espírito Santo.

O encontro reuniu cerca de 105 participantes de forma presencial e mais de 400 por plataformas digitais.

O tema "Educadores: peregrinos de esperança" proporcionou aos agentes momentos de reflexão e análise sobre a realidade educativa e pastoral, iluminando suas experiências à luz do Jubileu 2025.

A formação teve início com a peregrinação até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, ES. Lá, os participantes vivenciaram momentos de oração e conexão com o legado de Anchieta, apóstolo do Brasil, deixando suas próprias palavras escritas na areia da praia.

No decorrer do encontro, vários painéis foram apresentados, trazendo as "luzes e sombras" no contexto educativo atual, apontando as dificuldades e oportunidades de missão nos espaços educativos como expressa de uma igreja em saída, que seja comprometida com a promoção da educação inclusiva, integral, solidária e transformadora em todo o Brasil.

A partilha de experiências resultou na construção de um mosaico de iniciativas pastorais da igreja no campo da educação. Outro fruto das reflexões foi a elaboração da "Carta de Vitória", um documento que expressa as preocupações, compromissos e esperança dos educadores, reafirmando a missão de educar com base nos valores cristãos.