Por: Pastoral da Ecologia Diocesana.

No último sábado, 07 de junho, a Pastoral da Ecologia Diocesana participou da atividade “pescaria de lixo”, realizada durante a Ação de Limpeza de Praia na orla do Gonzaga, em Santos.

A iniciativa integrou as celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e pelo Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), e também fez parte das ações simbólicas do “Junho Verde”. A proposta da “pescaria de lixo” foi substituir os tradicionais anzóis por uma missão diferente: retirar resíduos sólidos do mar e da areia, promovendo uma atividade lúdica de conscientização ambiental.

Voltada especialmente para crianças — mas aberta também aos adultos —, a ação teve como objetivo alertar sobre os impactos da poluição nos oceanos, como o acúmulo de lixo, a pesca predatória, a acidificação da água e o aumento da temperatura.

A atividade contou com a presença de diversas entidades ambientais e teve como um dos convidados o professor André Vicente, representante do projeto “Lixo Zero Baixada Santista” e do Surfe Raízes Projeto.