Posse canônica ocorreu no dia 10 de maio.

Com alegria e esperança, a Diocese de Santos celebrou, no último sábado, 10 de maio, a posse canônica de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães como Bispo Coadjutor. A cerimônia, realizada no Santos Convention Center, reuniu cerca de três mil e quinhentas pessoas, entre familiares e amigos de Dom Joaquim, fiéis, clero e autoridades eclesiais e municipais, marcando um momento significativo na história da Igreja local.

povo posse dom mol

A solenidade teve início com a participação de representantes de diversos movimentos, comunidades e pastorais diocesanas que, antes do início da missa, carregaram suas bandeiras pelo corredor central, demonstrando a diversidade de expressões da Diocese de Santos. Após esse momento, foi apresentado um breve histórico de Dom Joaquim Mol e, na sequência, ele e Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, caminharam lado a lado até o altar, saudando o público.

dom mol dom tarcisio posse

Após apresentar as autoridades religiosas e agradecer aos bispos que vieram de outras dioceses, Dom Tarcísio entregou o báculo a Dom Mol, em um gesto simbólico de sucessão apostólica e acolhimento. Dali em diante, Dom Joaquim passou a presidir a celebração eucarística.

Durante a celebração, Dom Joaquim ressaltou a importância de “santificar a vida no que fazemos”, convidando todos os fiéis a viverem a fé com autenticidade e dedicação. Ele frisou que a Igreja deve ser uma “Igreja em saída e missionária”, e precisa trabalhar dentro das periferias existenciais, sociais, ecológicas e geográficas.

Como um gesto de boas-vindas, foi entregue a Dom Mol um anel episcopal, simbolizando a aliança do bispo com a diocese, como explicou o Padre Thiago Miranda, Coordenador Pastoral. Dom Mol também recebeu uma cruz peitoral, simbolizando sua missão pastoral.

cruz peitoral posse canonica

NOMEAÇÃO

Nomeado pelo Papa Francisco em 24 de fevereiro de 2025, Dom Joaquim Mol assume a missão de colaborar com Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, no pastoreio da Diocese de Santos. Como Bispo Coadjutor, ele sucederá Dom Tarcísio no governo da diocese quando este se tornar emérito.

Natural de Ponte Nova (MG), Dom Joaquim Mol tem uma trajetória marcada pelo serviço pastoral e acadêmico. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Seu lema episcopal, “Porque Deus é Amor” (1Jo 4,8), reflete seu compromisso com uma Igreja próxima, sinodal e profética.