Por: Coordenação CF Diocesana.

O Encontro Formativo da Campanha da Fraternidade do Regional Sul 1 foi realizado entre os dias 08 e 10 de novembro (sexta-feira a domingo).

Nosso grupo diocesano chegou na manhã do dia 09, e participou de todos os momentos de formação desse dia e do dia 10. O grupo composto de 4 pessoas: Maria Aparecida de Sousa Veiga, experiente agente da Comissão da Campanha da Fraternidade; André Staudemeier Gonçalves, coordenador diocesano em exercício da Pastoral da Ecologia; Hemerson Calgaro e Newton Rodrigues, profissionais da CATI (órgão estadual de apoio à agricultura, pecuária e aquicultura) e membros do FESBS (Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista) e consultores especiais das últimas 2 edições da Campanha da Fraternidade na Diocese de Santos.

O encontro teve como objetivos: “apresentar os principais materiais da CF 2025, oferecer instrumentos para melhorar o trabalho e motivar um ambiente de interação e conhecimento mútuo”.

Na reunião por sub-regiões, realizada no sábado das 18h às 19h, cada sub-região deveria responder a 3 perguntas, e no caso da sub-região São Paulo, da qual a Diocese de Santos faz parte, o que ficou decidido para estas perguntas foi o seguinte:

  • Quais as prioridades e metas e objetivos para a Campanha da Fraternidade de 2025 na nossa sub-região? Resposta: Educação Ambiental, proteção das águas (saneamento básico), redução e reciclagem de resíduos, Implantação da Pastoral da Ecologia Integral em todas as dioceses.
  • Definição de uma pessoa por Diocese para participar do grupo de comunicação para repassar materiais e divulgar a CF 2025. Da nossa Diocese, foi proposto manter a Helenice.
  • Definição de data para encontro da Campanha da Fraternidade na sub-região . Resposta: na hora não foi definida data, mas foi proposto mês de janeiro.