Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Santos, esteve na região entre os dias 13 e 16 de março para conhecer um pouco mais sobre a sua próxima missão.
A programação de Dom Joaquim teve início na noite do dia 12, quando ele chegou ao Mosteiro Jesuíta de Itaicí, onde ocorria o Retiro Anual do Clero. Lá, ele pôde se apresentar e interagir com os padres e diáconos da Diocese de Santos.
Na quinta-feira, 13, Dom Mol visitou a Catedral Diocesana de Santos e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Monte Serrat. Ele esteve acompanhado de nosso Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, e pelos padres Felipe Gonzalez e José Paul. Lá, foi recebido pelas irmãs franciscanas da Catedral e Toca de Assis.
Na sexta-feira, 14, o Bispo Coadjutor nomeado teve a agenda cheia. Pela manhã, ele fez uma visita à Cúria Diocesana de Santos, onde conheceu todos os setores. Chancelaria, Administração, Centro Pastoral, Tribunal Eclesiástico, entre outros.
Ainda no período matutino, Dom Joaquim visitou a Universidade Católica de Santos, UNISANTOS. Lá, ele teve um encontro com a reitoria e aproveitou para conhecer as instalações da universidade, além de conversar com estudantes.
À tarde, Dom Mol visitou a Casa das Missionárias da Caridade, caminhou pelas ruas do Rádio Clube e Jardim Castelo, território pertencente à Paróquia Sagrada Família. Lá se encontra o Dique da Vila Gilda, maior comunidade sobre palafitas do Brasil.
No período noturno, o Bispo celebrou uma missa no Seminário Diocesano de São José e teve um momento de conversa e interação com os seminaristas.
No sábado, 15, pela manhã, Dom Joaquim participou do Conselho Diocesano de Pastoral, CDP, que ocorreu na Cúria de Santos.
"Este Conselho representa uma configuração nítida de sinodalidade. Em uma sala temos bispos, diáconos, padres, leigos e leigas, pessoas da vida religiosa consagrada. Todos os segmentos estão aqui. Somos um pedaço da Igreja", destacou o Bispo.
À tarde, Dom Mol visitou o Porto de Santos, maior porto da América Latina. Lá, ele teve a oportunidade de falar com alguns marinheiros juntamente com a equipe do Stella Maris Santos.
À noite, Dom Joaquim celebrou uma missa na Paróquia São José Operário, que está em seu ano de Jubileu Centenário. Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos foi concelebrante.
Para encerrar a visita, na manhã de domingo, às 7h, Dom Joaquim Mol celebrou uma missa no Carmelo de São José e da Virgem Mãe de Deus, no bairro do Marapé, em Santos. Após a celebração, o Bispo conversou com as irmãs e pediu para que elas orassem por seu ministério e pela saúde do Papa Francisco.
"As minhas expectativas para a Diocese de Santos são muito boas, muito altas. Estou convicto que elas não serão frustradas", afirmou Dom Joaquim.