Por: Diácono Edson Silva.

De 18 a 20 de outubro, os Diáconos de nossa Diocese e suas esposas tiveram um retiro espiritual, realizado no CEFAS, em Santos. A assessoria ficou sob a responsabilidade do Pe. Diego Araújo da Diocese de Jundiaí, São Paulo.

O tema do retiro foi: “Maria, perfeito barro nas mãos de Deus” e o lema, a passagem do profeta Jeremias 18,6 “Como o barro nas mãos do oleiro, assim sois vós em Minhas Mãos, Israel.

Com início na sexta-feira, à noite, o sacerdote de Jundiaí, deu uma introdução ao assunto, levando os retirantes a ler e meditar o trecho tema do encontro. Olhando para a Imaculada, a sem mancha do pecado, fomos convidados a pensar em nossa caminhada como humanidade, marcada pela ferida do pecado original e depois pelos próprios pecados pessoais.

No sábado, iniciamos com a Santa Missa, as Laudes, e depois fomos ouvindo as pregações, que nos chamavam para olharmos para a humanidade de Maria e refletirmos sobre a nossa humanidade. Na terceira pregação, vimos a Santíssima Virgem, como exemplo de resiliência. A capacidade de enfrentar os grandes desafios, com sobriedade, de pé; sofrendo, mas resiliente e confiante nas promessas do Pai. Na quarta reflexão, contemplamos Maria, um holocausto ao Pai, uma oblação aos desígnios divinos. Logo após, tivemos a Celebração penitencial e as confissões individuais. Foi um momento de júbilo, de renovação, de propósito para uma nova vida. Na quinta reflexão, olhamos para Maria e sua perfeita sintonia com o Pai.

Ainda, no sábado, tivemos ao final do dia, a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, SDB.

No domingo, iniciamos o dia com as Laudes, na sequência rezamos o santo Terço, meditado e cantado. E por final, a Santa Missa presidida pelo Pe. Diego.

Todos os Diáconos de nossa Igreja Particular de Santos e suas esposas estavam renovados, animados a seguir em frente, para se deixar conduzir pelo Senhor e fazer tudo aquilo que Ele pedir. Após o almoço, os retirantes seguiram para sua missão de ir e glorificar o Senhor com as suas vidas.

Agradecemos todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram-nos a bem vivermos esse tempo da graça de Deus.