No último domingo, 25, os camilianos comemoraram os 100 anos da presença do carisma na cidade, em uma missa realizada na Igreja Santa Cruz. O local guarda uma história marcada pela caridade e pelo serviço aos enfermos.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, e contou com a participação do Superior Provincial dos Camilianos, Pe. Mateus Locatelli, MI, além de diversos integrantes da Pastoral da Saúde.

O Bispo exaltou a importância do Espírito Santo para o despertar de vários carismas de acordo com a necessidade da Igreja, e destacou os camilianos. "O Espírito Santo suscitou em São Camilo o desejo de ser essa expressão do Cristo que ama os enfermos, que é misericordioso, que ama os pobres e olha com carinho a pessoa sofredora."

Pe. Mateus agradeceu a presença do Bispo Diocesano na celebração. "Nos alegramos muito com a sua presença nesse dia, sua presença de pai, de pastor, que nos anima e nos fortalece na nossa missão camiliana".

Ao longo desse século, a missão camiliana fortaleceu a vida da Pastoral da Saúde Diocesana, promovendo o compromisso com a dignidade humana, especialmente nos momentos de fragilidade.