Momento ocorreu no dia 29 de dezembro, na Catedral de Santos.

Em comunhão com a Igreja mundial, a Diocese de Santos deu início, no dia 29 de dezembro, na Catedral de Santos, ao Ano Jubilar, tempo este que acontece a cada 25 anos. Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Diocesano de Santos, presidiu a missa que teve seu início na rua lateral à igreja. Após algumas reflexões sobre o Ano Jubilar, ocorreu uma breve procissão até a porta principal Catedral, atrás da cruz de Cristo, e assim, o rito prosseguiu dentro da igreja.

Dom Tarcísio recordou os princípios e critérios que o Papa Francisco colocou na bula de proclamação do Jubileu 2025 "Spes non confundit – a esperança não engana." (Rm 5, 5). Após este momento, o Bispo apresentou as propostas concretas sugeridas pela comissão diocesana do jubileu.

Ao final da celebração eucarística, representantes das igrejas jubilares ou locais de peregrinação, e os locais sagrados a serem visitados, discriminados no Decreto para a concessão de indulgências, receberam uma vela e um cartaz como símbolo de identificação. Nas secretarias destes locais, haverá o "passaporte da peregrinação", que poderá ser carimbado, e ao estar completo, trocado por um certificado de peregrinação assinado por Dom Tarcísio. Esta troca poderá ser realizada no Centro Pastoral da Cúria Diocesana.