Diretório dos Sacramentos 2019

APREENTAÇÃO

O Diretório dos Sacramentos apresenta as diretrizes pastorais válidas para toda a Província Eclesiástica de São Paulo, da qual a Diocese de Santos faz parte, acrescida de algumas outras diretrizes particulares que foram incorporadas a partir do Plano de Pastoral do ano de 2009. O Diretório é um instrumento fundamental da Pastoral de Conjunto da Diocese. Os sacramentos realizam a comunhão no corpo místico de Cristo, e a Pastoral Sacramental deve contribuir para a inserção e o crescimento do discípulo na Igreja, participando de sua vida e missão. Assim, o Diretório apresenta normas para a preparação e a realização dos sacramentos que devem ser observadas por todos. A adoção de práticas diferentes confunde os fiéis, causa divisões no Presbitério e prejudica o exigente e necessário processo de formação e santificação do discípulo de Cristo.  Nossa Senhora do Rosário interceda por nossa Igreja de Santos, para que seja sempre fiel ao Evangelho, e esteja sempre unida em Cristo Jesus Nosso Senhor.

Santos, 22 de fevereiro de 2019
Festa  da Cátedra de São Pedro

__________________________________________________________________________

ESCLARECIMENTOS

1 – Tanto as normas “com sombra” (fundo cinza) como as “sem sombra” devem ser colocadas em prática na vida pastoral da Diocese.

2 – Este Diretório é fruto do esforço de toda a Província Eclesiástica para melhor orientar a prática pastoral dos Sacramentos em suas Dioceses.

3 – Por isso, a parte “com sombra” será observada por todas as Dioceses da Província Eclesiástica de São Paulo (Arquidiocese de São Paulo e Dioceses de Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Santo André, Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Santos).

4 – Os princípios que orientaram a elaboração do Diretório foram, principalmente, a caridade e a prática pastoral, as normas do Código de Direito Canônico e os novos desafios da atualidade em vista de uma Pastoral Orgânica.

DIRETÓRIO DOS SACRAMENTOS – 2019 ( para baixar o livreto,  clic aqui)

Bispo Diocesano: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

CÚRIA DIOCESANA DE SANTOS

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 254