Data de Nascimento: 22 de abril 1974
Ordenação: 06 de agosto 2011
Nasceu em: São Sebastião do Paraíso - MG
País: Brasil
Lema Sacerdotal: "Tu me amas...apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21,16)
Paróquias(s): Santa Cruz - Santos / SP

Histórico Vocacional

Padre Gilson Aparecido Prates, Religioso pertencente a Ordem dos Ministros dos Enfermos. Natural da cidade de São Sebastião do Paraíso – MG. Nasceu em 22 de abril de 1974. Ingressou no Seminário São Camilo em Monte Santo de Minas Gerais – MG em 2000.
Em 2003, cursou Filosofia na UNIFAI – SP e Auxiliar de Enfermagem no Centro Universitário São Camilo. Fez o Noviciado Camiliano em 2006, em Cotia, SP.
Em 2007, iniciou os estudos de Teologia no Studium Theologicum em Curitiba – PR, esse período atuou como agente de Pastoral de Saúde no Hospital das Clínicas – PR, no Hospital Universitário Cajuru e na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança. Paralelamente, a Graduação de Teologia nos períodos de férias realizou o cursou de pós-graduação em bioética e Pastoral da saúde pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo –SP.
Fez a profissão perpétua em 16 de maio de 2010, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança. Em 07 de novembro foi ordenado Diácono por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba. Exerceu o ministério diaconal na Comunidade São Camilo de Lellis em Cachoeiro do Itapemirim – ES. Em 6 de Agosto de 2011 foi ordenado sacerdote por Dom José Lança Neto, na Igreja matriz de São Sebastião do Paraíso – MG, Diocese de Guaxupé. Em Cachoeiro do Itapemirim, atuou como coordenador da Pastoral Universitária no Centro Universitário São Camilo do Espírito Santo. Atuou como Capelão da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim e pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia no bairro Paraíso em Cachoeiro de Itapemirim.
Em 2012, foi transferido para Monte Santo de Minas – MG, onde desempenou as funções de superior, ecônomo da comunidade do Seminário São Camilo de Léllis e administrador Paroquial na Paróquia Nossa Senhora dos Milagres, em Milagre, Distrito de Monte Santo de Minas – MG
Em novembro de 2016, foi transferido para a comunidade Santa Cruz / São Camilo de Léllis de Santos para cursar psicologia e desempenhar a função de superior da Comunidade e Capelão da cruzada Bandeirantes Assistência médica.
Em 2018, a pedido do provincial assumiu como Capelão do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
Em 2021 concluiu a graduação de Psicologia na Universidade Católica de Santos/SP.

01/11/2016 – Nomeado – Vigário Paroquial na Paróquia Santa Cruz – Santos/SP (Prot. N°: 134; Livro: “S”; Fls.: 011)
23/05/2017
 – Nomeado  –  Capelão para o AME / PAI e Centro Lucy Montoro de Santos (Prot. N°: 060; Livro: “S”; Fls.: 028)