Turismo Religioso na Baixada Santista

horário: 10h às 17h

Mensagem de boas vindas aos turistas – Diocese de Santos

Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano de Santos-SP

Estamos iniciando a temporada de férias em nossas cidades da Baixada Santista, no Litoral de S. Paulo. E somos profundamente agradecidos a Deus por nos ter dado esta natureza bela e abundante, que é um dos motivos que tornam nossas cidades tão procuradas pelos turistas para este período de férias, descanso e lazer.

Este tempo de férias transforma nossas cidades, altera nossas rotinas, nos coloca em contato com grupos, pessoas, famílias que vêm de diferentes cantos do país para desfrutas das belas praias, que se estendem por todo o litoral, cercadas pela abundância das nossas matas, da arquitetura, de costumes e tradições que têm sua origem há mais de 500 anos, antes mesmo da chegada da cultura portuguesa nessas terras.

Por isso, faço um convite especial a vocês, querido turistas, e também aos residentes, para que, nesse período de férias, tirem um tempinho para conhecer um pouco da cultura, da história, dos costumes e tradições de nossa gente, aqui da Baixada Santista.

Esta história que mescla aspectos da cultura indígena, africana, europeia, está ricamente espelhada nas nossas igrejas por todo o litoral. Incluam no roteiro de suas visitas um tempo para conhecer a arquitetura, a arte sacra, o Museu de Arte Sacra, as igrejas que fazem parte não só da história da nossa região, mas da história do Brasil.

Reservem também um momento para celebrar com nossas comunidades, e para encontrar-se com o Senhor na oração, no silêncio. Nossas igrejas estão de portas abertas para acolher a todos que vêm compartilhar conosco esse dom de Deus, que é a natureza, que deve merecer todo nosso cuidado e carinho, e o sagrado direito ao descanso e ao lazer.

Sejam bem-vindos! E que Deus abençoe a todos vocês!